Gestão de Custos e Financiamento Público na Educação Federal Brasileira: Impactos sofridos na assistência estudantil

Cost Management and Public Financing in Brazilian Federal Education: Impacts on Student Assistance

Autores

  • Davi Soares Tavares Autor
  • Luciana Peixoto Santa Rita Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1174

Palavras-chave:

Educação Profissionalizante; estudantes; orçamentos; políticas públicas.

Resumo

Este estudo analisa os efeitos dos cortes orçamentários na educação pública federal brasileira sob a perspectiva da gestão financeira e dos modelos de financiamento público. A partir de uma revisão narrativa estruturada, aplicou-se a análise temática aos trabalhos selecionados segundo critérios de data (2014-2025), relevância para o orçamento educacional e rigor metodológico. Adotou-se o arcabouço teórico da Nova Gestão Pública (NGP) e da Governança Pública (GPP) para discutir princípios de eficiência, accountability e participação interinstitucional. Os resultados demonstram que a ausência de parâmetros de alocação bem definidos e o comprometimento crônico com o subfinanciamento das ações de assistência estudantil aumentam as taxas de evasão e fragilizam o controle orçamentário nos Institutos Federais (MEC, 2024; CONIF, 2022; INEP, 2023; todos pela Educação, 2023). Conclui-se que é imperativo fortalecer os mecanismos de governança e as ferramentas de contabilidade pública, adotando práticas de gestão pautadas em indicadores de desempenho e contratos de resultados para mitigar os impactos negativos dos cortes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Davi Soares Tavares

    Pós graduação em direito tributário PUC Minas, Direito tributário.

    Administração - Universidade Federal de Alagoas. 

    Endereço: Maceió, Alagoas (AL), Brasil.

  • Luciana Peixoto Santa Rita

    Pós-doutorado (ISEG/UNIVERSIDADE DE LISBOA), Gestão.

    Economia - Universidade Federal de Alagoas.

    Endereço: Maceió, Alagoas (AL), Brasil.

     

Referências

ALMEIDA, M. G. M. Execução orçamentária e políticas de financiamento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba: 2016-2021.

Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade Federal da Paraíba: João Pessoa, 2023.

AMARAL, N. C. Os Recursos Públicos Aplicados na Educação Básica e Superior: uma análise da meta 20 do PNE (2014-2024) considerando os dados do INEP. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, n.13, 2023. DOI: https://doi.org/10.22491/2236-5907127700

ARAÚJO, L. F. S. (2022). Reflexão sobre a educação no Brasil: informes dos cortes do Governo Federal no orçamento da educação, ciência e tecnologia nos últimos anos. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) - Universidade Federal de Pernambuco, 2022.

AZEVEDO, M. L. N.; Oliveira, J. F.; Catani, A. M. O Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024): regulação, avaliação e financiamento. RBPAE, v. 32, n. 3, p. 783-803, 2016. DOI: https://doi.org/10.21573/vol32n32016.68576

BARROS, J. A.; Matias, J. C. Discursos de um presidente: políticas públicas e educação em tempos de pandemia. Linhas Críticas, v. 27, p. 1-23, 2021. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35310

BATISTA, Amanda Cavalcante; Alves, Adenes Teixeira. O orçamento público da educação na pandemia covid-19: uma análise sobre a destinação dos recursos orçamentários para a Universidade Federal do Amazonas. Revista Sociedade Científica, [S.l.], v. 7, n. 1, p. 1270–1302, 2024. DOI: https://doi.org/10.61411/rsc202434317

CAETANO, E. F. S.; Campos, I. M. B. M. A autonomia das universidades federais na execução das receitas próprias. Revista Brasileira de Educação, v. 24, n. e240043, p. 1-19, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782019240043

CONSELHO NACIONAL DAS INSTITUIÇÕES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (CONIF). A rede Federal de educação profissional, científica e tecnológica não para e não pode parar. [S.l.]. Brasília, DF, 2024.

CONSELHO NACIONAL DAS INSTITUIÇÕES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (CONIF). A rede Federal de educação profissional, científica e tecnológica não para e não pode parar. Brasília, DF, 2021.

DOUGHERTY, K. J., & Natow, R. S. Performance-based funding for higher education: how well does neoliberal theory capture neoliberal practice? Higher Education, n. 80(3), p. 457-478, 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s10734-019-00491-4

ESTEVES, H. R. C.; Dias, C. A.; Santos, C. M. et al. Evasão escolar no Ensino Superior: uma revisão literária entre os anos de 2014 a 2020. Research, Society and Development, v. 10, n. 3, p. 1-8, 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13210

FERREIRA, E. C. Um ajuste justo ou mais alguns passos atrás para a educação básica pública no Brasil? Educação e Pesquisa, v. 46, n. 1, p. 1-18, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046214975

FRITSCH, R.; ROCHA, C. S.; VITELLI, R. F. A evasão nos cursos de graduação em uma instituição de ensino superior privada. Revista Educação em Questão, v. 52, n. 38, p. 81-108, 2015. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7963

GEMELLI, C. E.; CERDEIRA, L. Covid-19: impactos e desafios para a educação superior brasileira e portuguesa. Janelas da Pandemia, v. 1, n. 1, p. 115-124, 2020.

GILIOLI, R. S. P. Evasão em instituições federais de ensino superior no Brasil: expansão da rede, sisu e desafios. Estudo técnico de consultoria legislativa. 2016.

INSTITUTO FEDERAL BAIANO (IF BAIANO). Resolução nº 78/2020 – OS-CONSUP/IF BAIANO, de 29 de agosto de 2020: Aprova o relatório de Gestão/2019 do IF Baiano. Anexo. 2020.

MADALOZ, Rogéria Fatima; SILVA, Joice Nara Rosa; LAUXEN, Sirlei de Lourdes;

NEUBAUER, Vanessa Steigleder; TANSKI, Daiane Caroline; MENEZES, Luana Possamai; DA SILVA, Diego Batista; ALVES, Rodrigo Antonio Rodrigues. NEST EGG PROGRAM: A FINANCIAL-EDUCATIONAL INCENTIVE FOR PERMANENCE AND COMPLETION IN PUBLIC HIGH SCHOOL. ARACÊ, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 12856–12869, 2024. DOI: 10.56238/arev6n4-116. Disponível em: https://periodicos.newsciencepubl.com/arace/article/view/2055. Acesso em: 29 jun. 2025. DOI: https://doi.org/10.56238/arev6n4-116

MARTINS, J. C.; FERNANDES, W. L. C.; BRUN, S. A. Orçamento público e universidade: uma análise da relação entre gasto público e qualidade de ensino. Gestus, v. 2, n. 1, p. 75-89, 2019. DOI: https://doi.org/10.5380/gestus.v2i0.81073

MARTINS, F. J. Em defesa da universidade brasileira: impressões contemporâneas a partir da obra de Florestan Fernandes. Revista iberoamericana de educación superior, n. 14(40), p. 191-205, 2023. DOI: https://doi.org/10.22201/iisue.20072872e.2023.40.1552

MARTINS, Andreia Dulce; LAVARDA, Carlos Eduardo Facin. Orçamento e indicadores de desempenho em uma instituição federal de educação. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 43, n. 2, p. 93-110, 2024. DOI: https://doi.org/10.4025/enfoque.v43i2.63616

MATTEI, C. A ordem do capital: como economistas inventaram a austeridade e abriram o caminho para o fascismo. São Paulo: Boitempo, 2023.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. (2025). Nota à imprensa: recomposição orçamentária de R$ 400 milhões para custeio de Institutos e Universidades Federais e restabelecimento do limite de 1/12 do orçamento. Brasília, maio 2025.

MORAES, A. S.; ALMEIDA, J. S.; ALMEIDA, M. C. S. Cortes orçamentários e contingenciamentos de recursos da educação: impactos na política de assistência estudantil do Instituto Federal Baiano, Campus Senhor do Bonfim. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 2, p. 9529-9553, 2022. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n2-074

MUSSLINER, B. O.; MUSSLINER, M. S. S.; MEZA, E. B. M. et al. O problema da evasão universitária no sistema público de ensino superior: uma proposta de ação com base na atuação de uma equipe multidisciplinar. Brazilian Journal of Development, v. 7, n.4, p. 42674-42692, 2021. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-636

NUNES, Jackson Bezerra; BUENO, José Lucas Pedreira; BARROS, Josemir Almeida. FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM PERSPECTIVA: CORTES ORÇAMENTÁRIOS E DESAFIOS INSTITUCIONAIS NO IFRO. ARACÊ, [S. l.], v. 7, n. 5, p. 25053–25072, 2025. DOI: https://doi.org/10.56238/arev7n5-235

OLIVEIRA, C.; SILVA, G. O novo regime fiscal: tramitação e impactos para a educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 34, n. 1, p. 253-269, 2018. DOI: https://doi.org/10.21573/vol34n12018.77586

PARAOL, G. Além da Educação: o papel da universidade em ecossistemas de inovação. São Paulo: VIA, Estação do Conhecimento, 2019.

POLLITT, Christopher; BOUCKAERT, Geert. Public Management Reform: A Comparative Analysis – Into the Age of Austerity. 4. ed. New York: Oxford University Press, 2017.

PRADA, T. O trabalho em rede na intervenção dos assistentes sociais dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 2015. Dissertação (Mestrado em Política Social) – Universidade Federal do Espírito Santo, 2015.

PRADA, Talita; SURDINE, Mônya Carla da Costa. A assistência estudantil nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. SER Social, Brasília, v. 20, n. 43, p. 268–289, 2018. DOI: https://doi.org/10.26512/ser_social.v20i43.18860

REIS, V.; SARTORI, A. S. Educação pública em risco: descontinuidades, golpes e resistência. Revista Espaço do Currículo, v. 11, n. 1, p. 59-70, 2018. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v1n11.38004

RIBEIRO, Daniella Borges; Oliveira, Edineia Figueira dos Anjos. A distribuição de bolsas da CAPES em tempos de cortes orçamentários. Temporalis, [S. l.], v. 24, n. 47, p. 35–50, 2024. DOI: https://doi.org/10.22422/temporalis.2024v24n47p35-50

RIGBY, J., Kobussen, G., Kalagnanam, S., & Cannon, R. Implementing responsibility centre management in a higher educational institution. International Journal of Productivity and Performance Management, n. 70(8), p. 2374-2392, 2021. DOI: https://doi.org/10.1108/IJPPM-05-2020-0218

ROSSI, R. A.; TUDE, J. M. Cortes no orçamento das Universidades Federais – significados e efeitos: apresentação. Editora Renata Alvarez Rossi. Salvador, 2021.

SALVADOR, E. . Financiamento da educação no contexto de ajuste fiscal no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 45, p. e286672, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/es.286672

SANTOS, C. C. B.; ABRANTES, P. P. M.; ZONTA, R. Limitações orçamentárias: desafios à assistência estudantil da UnB em tempos de pandemia. Cadernos Cajuína, v. 6, n. 3, p. 213-227, 2021. DOI: https://doi.org/10.52641/cadcaj.v6i3.503

SERAFIM, M.; DIAS, R.; ETULAIN, C. R. Os cortes no orçamento da ciência brasileira: da fronteira sem fim ao fim da linha? Avaliação, v. 26, n. 1, p. 654-657, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000300001

SOUZA, C. S. B.; SOUSA, J. C. S.; NETO, A. R. Planejamento estratégico nas universidades federais do nordeste brasileiro: uma análise em contexto de cortes orçamentários. ANPAD, v. IV, n. 1, p. 1-11, 2022.

SOUZA, J. A radiografia do golpe: entenda como e por que você foi enganado. Rio de Janeiro: LeYa, 2016.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Anuário Brasileiro da Educação Básica 2021. São Paulo: Todos Pela Educação: Moderna, 2020.

TREVISOL, J. V.; MAZZIONI, L. A universalização da educação básica no Brasil: um longo caminho. Roteiro, v. 2018, n. 1, p. 13-46, 2018. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v43iesp.16482

TUCKUMANTEL, H. L.; GUNTHER, H. F. A Importância da assistência estudantil diante de cortes orçamentários: o desafio de fazer mais com menos. FAPESC, [S.V.], [S.N.], p. 1-12, 2023.

Arquivos adicionais

Publicado

21.07.2025

Como Citar

TAVARES, Davi Soares; RITA, Luciana Peixoto Santa. Gestão de Custos e Financiamento Público na Educação Federal Brasileira: Impactos sofridos na assistência estudantil: Cost Management and Public Financing in Brazilian Federal Education: Impacts on Student Assistance. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.1174. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1174. Acesso em: 5 set. 2025.