Gestão escolar continuada e a constituição da identidade profissional

Continued school management and the formation of professional identity

Autores

  • Ticianilde Alves de Sousa Santos Autor
  • Josefa de Souza Oliveira Caldas Autor
  • Wdaã Hércules da Silva Pereira Autor
  • Rosangela Gomes de Sena Autor
  • Márcia de Oliveira Abreu Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1206

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Identidade Profissional dos Educadores, Sistemas de Ensino.

Resumo

A gestão escolar e a formação continuada desempenham um papel fundamental na construção da identidade profissional dos educadores. A identidade profissional é um conceito complexo que envolve a noção de subjetividade social, ou seja, a forma como os profissionais se percebem e são percebidos em seu contexto de trabalho. A construção da identidade profissional dos educadores ocorre em diferentes contextos, incluindo a formação inicial, a prática docente e a interação com a comunidade escolar. Nesse sentido, a formação continuada é essencial para o desenvolvimento profissional e a construção da identidade, pois permite que os educadores atualizem seus conhecimentos e habilidades, além de refletir sobre sua prática e identidade profissional. A gestão escolar também desempenha um papel importante, pois pode influenciar a forma como os educadores se sentem valorizados e apoiados em seu trabalho, o que pode impactar diretamente na construção de sua identidade profissional. Portanto, é fundamental que as escolas e os sistemas de ensino priorizem a formação continuada e a gestão escolar eficaz, visando apoiar o desenvolvimento profissional e a construção da identidade dos educadores. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ticianilde Alves de Sousa Santos

    Formada em Licenciatura em Quimica no IFMA; Nutrição Univercidade Guarauapes Recife; Pós Graduada em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar; Mestrando em Ciências da Educação da world University Ecumenical – WUE– 

  • Josefa de Souza Oliveira Caldas

    Mestrando em Ciências da Educação da world University Ecumenical – WUE

  • Wdaã Hércules da Silva Pereira

    World University Ecumenical /WUE –

  • Rosangela Gomes de Sena

    Mestrando em Ciências da Educação da world University Ecumenical – WUE –

  • Márcia de Oliveira Abreu

     -World University Ecumenical /WUE 

Referências

CAMILA M. DOMINGUES; DANIEL O. DA C. VALE. Identidade e subjetividade na profissão docente.2017. http://izabelahendrix.edu.br/pesquisa/anais/arquivo-2017/identidadee-subjetividade-na-prof.

DUBAR CLAUDE . .Identidade docente e formação continuada: um estudo à luz das teorias. 2005.https://www.scielo.br/j/rbeped/a/BZ6Mg4DWyRdLffjThQSHJJh/.

GONZÁLEZ REY, F. Sujeto e subjetividad: uma aproximación histórico cultural. México: Thomson, 2002.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. file:///C:/Users/Afonso/Downloads/sevened2024.010-067+pt.br.pdf

LIBÂNEO, J. C. A organização e a Gestão da Escola: Teoria e Prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2001.

LÜCK, H. (2009). Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo.

LUCK, HELOÍSA. Gestão escolar e qualidade da educação: instrumentos para a ação. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

NÓVOA, ANTÔNIO (org). Os professore e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

VYGOTSKY, L. S. (2003). A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes.

Arquivos adicionais

Publicado

31.07.2025

Como Citar

SANTOS, Ticianilde Alves de Sousa; CALDAS, Josefa de Souza Oliveira; PEREIRA, Wdaã Hércules da Silva; SENA, Rosangela Gomes de; ABREU, Márcia de Oliveira. Gestão escolar continuada e a constituição da identidade profissional: Continued school management and the formation of professional identity. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.1206. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1206. Acesso em: 5 set. 2025.