Gestão escolar continuada e a constituição da identidade profissional
Continued school management and the formation of professional identity
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1206Palavras-chave:
Gestão Escolar, Identidade Profissional dos Educadores, Sistemas de Ensino.Resumo
A gestão escolar e a formação continuada desempenham um papel fundamental na construção da identidade profissional dos educadores. A identidade profissional é um conceito complexo que envolve a noção de subjetividade social, ou seja, a forma como os profissionais se percebem e são percebidos em seu contexto de trabalho. A construção da identidade profissional dos educadores ocorre em diferentes contextos, incluindo a formação inicial, a prática docente e a interação com a comunidade escolar. Nesse sentido, a formação continuada é essencial para o desenvolvimento profissional e a construção da identidade, pois permite que os educadores atualizem seus conhecimentos e habilidades, além de refletir sobre sua prática e identidade profissional. A gestão escolar também desempenha um papel importante, pois pode influenciar a forma como os educadores se sentem valorizados e apoiados em seu trabalho, o que pode impactar diretamente na construção de sua identidade profissional. Portanto, é fundamental que as escolas e os sistemas de ensino priorizem a formação continuada e a gestão escolar eficaz, visando apoiar o desenvolvimento profissional e a construção da identidade dos educadores.
Downloads
Referências
CAMILA M. DOMINGUES; DANIEL O. DA C. VALE. Identidade e subjetividade na profissão docente.2017. http://izabelahendrix.edu.br/pesquisa/anais/arquivo-2017/identidadee-subjetividade-na-prof.
DUBAR CLAUDE . .Identidade docente e formação continuada: um estudo à luz das teorias. 2005.https://www.scielo.br/j/rbeped/a/BZ6Mg4DWyRdLffjThQSHJJh/.
GONZÁLEZ REY, F. Sujeto e subjetividad: uma aproximación histórico cultural. México: Thomson, 2002.
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. file:///C:/Users/Afonso/Downloads/sevened2024.010-067+pt.br.pdf
LIBÂNEO, J. C. A organização e a Gestão da Escola: Teoria e Prática. Goiânia: Editora Alternativa, 2001.
LÜCK, H. (2009). Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo.
LUCK, HELOÍSA. Gestão escolar e qualidade da educação: instrumentos para a ação. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
NÓVOA, ANTÔNIO (org). Os professore e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
VYGOTSKY, L. S. (2003). A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Ticianilde Alves de Sousa Santos, Josefa de Souza Oliveira Caldas, Wdaã Hércules da Silva Pereira, Rosangela Gomes de Sena, Márcia de Oliveira Abreu (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.