Vivência acadêmica em enfermagem em contexto de vulnerabilidade social: um relato de experiência no vale do Jequitinhonha – MG

Academic experience in nursing in a context of social vulnerability: an experience report in the Jequitinhonha valley – MG

Autores

  • Roberta das Graças Bezerra Galvão Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2023.1244

Palavras-chave:

Extensão universitária; Enfermagem comunitária; Vulnerabilidade social; Formação em saúde; Humanização.

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por acadêmicas de Enfermagem em uma ação extensionista realizada em comunidade vulnerável do município de Pedra Azul, Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha. Método: Trata-se de um relato de experiência descritivo, com abordagem qualitativa, referente à participação em um projeto de extensão universitária desenvolvido entre os dias 21 e 30 de julho de 2006. As ações foram promovidas por uma instituição de ensino superior do interior paulista, em parceria com organizações religiosas e de saúde locais. Resultados: Foram realizados atendimentos domiciliares e comunitários, incluindo curativos, consultas de enfermagem, verificação de sinais vitais, testes de glicemia, orientações educativas e encaminhamentos. A população se mostrou receptiva, expressando acolhimento e gratidão. Observou-se uma realidade marcada pela precariedade de infraestrutura básica, fome, falta de saneamento e carência de serviços de saúde. A experiência promoveu reflexão crítica, desenvolvimento de competências práticas, sensibilização social e fortalecimento do trabalho em equipe entre os discentes. Conclusão: A imersão em contextos de vulnerabilidade contribui significativamente para a formação humana e profissional de estudantes de Enfermagem, reforçando a importância de projetos extensionistas como instrumentos de transformação social e aprimoramento da formação ética e técnica dos futuros profissionais da saúde.

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Biografia do Autor

  • Roberta das Graças Bezerra Galvão

    Formação Avançada em Enfermagem de Emergência Pediátrica – FAMEC

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Publicado

08.12.2023

Como Citar

GALVÃO , Roberta das Graças Bezerra. Vivência acadêmica em enfermagem em contexto de vulnerabilidade social: um relato de experiência no vale do Jequitinhonha – MG: Academic experience in nursing in a context of social vulnerability: an experience report in the Jequitinhonha valley – MG. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2023. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2023.1244. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1244. Acesso em: 5 set. 2025.