Metodologias ativas e tecnologias assistivas na educação especial: contribuições para práticas de inclusão

Active methodologies and assistive technologies in special education: contributions to inclusion practices

Autores

  • Maria da Conceição Simba Mavungo Marcos Autor
  • Ivanise Nazaré Mendes Mendes Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v2i2.2022.1248

Palavras-chave:

Metodologias ativas, tecnologias digitais, educação inclusiva e práticas pedagógicas.

Resumo

O presente ensaio academico visa analisar o uso das metodologias ativas e tecnologias assistivas na educação especial, e os desafios para a prática de inclusão, mas particularmente na educação básica; trata-se de uma pesquisa bibliográfica baseada em literaturas, teses e dissertações de autoria nacional e internacional; que mediante a leitura dos acervos analisados, percebe-se que as metodologias ativas podem ser utilizadas na prática pedagógica dos professores porque mediadas com tecnologias assistivas, promovem a inclusão de alunos com deficiência; facilitam a sua participação no processo ensino aprendizagem, despertam a necessidade de um planejamento didático com métodos ativos e atualização curricular, inibem as práticas pedagógicas tradicionais.  

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Biografia do Autor

  • Maria da Conceição Simba Mavungo Marcos

    Professora do Departamento de Humanidades, Instituto Superior de Ciências da Educação. ISCEDHuambo/Angola. 

  • Ivanise Nazaré Mendes Mendes

     Orientadora – Doutora em Educação . Gestora do Instituto Estadual de Educação Wilson Camargo 

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Arquivos adicionais

Publicado

11.08.2022

Como Citar

MARCOS, Maria da Conceição Simba Mavungo; MENDES, Ivanise Nazaré Mendes. Metodologias ativas e tecnologias assistivas na educação especial: contribuições para práticas de inclusão: Active methodologies and assistive technologies in special education: contributions to inclusion practices. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 2, n. 2, 2022. DOI: 10.51473/rcmos.v2i2.2022.1248. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1248. Acesso em: 5 set. 2025.