Metodologias ativas e tecnologias assistivas na educação especial: contribuições para práticas de inclusão
Active methodologies and assistive technologies in special education: contributions to inclusion practices
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v2i2.2022.1248Palavras-chave:
Metodologias ativas, tecnologias digitais, educação inclusiva e práticas pedagógicas.Resumo
O presente ensaio academico visa analisar o uso das metodologias ativas e tecnologias assistivas na educação especial, e os desafios para a prática de inclusão, mas particularmente na educação básica; trata-se de uma pesquisa bibliográfica baseada em literaturas, teses e dissertações de autoria nacional e internacional; que mediante a leitura dos acervos analisados, percebe-se que as metodologias ativas podem ser utilizadas na prática pedagógica dos professores porque mediadas com tecnologias assistivas, promovem a inclusão de alunos com deficiência; facilitam a sua participação no processo ensino aprendizagem, despertam a necessidade de um planejamento didático com métodos ativos e atualização curricular, inibem as práticas pedagógicas tradicionais.
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