Crianças no ecossistema digital: o papel da família na construção de cidadãos digitais

Children in the digital ecosystem: the role of the family in building digital citizens

Autores

  • Maria da Conceição Simba Mavungo Marcos Autor
  • Ivanise Nazaré Mendes Mendes Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2023.1250

Palavras-chave:

Crianças, Mídias-Digitais, Mediação Familiar.

Resumo

A presença das mídias digitais e das redes sócias têm contribuído profundamente na adesão/uso e apropriação das tecnologias por crianças, nesta era considerada digital, onde o sujeito que não domina as tecnologias, é considerado analfabeto digital; com este estudo propõe-se analisar o uso das mídias digitais por crianças, e a necessidade duma emergência mediação adulta, e contribuir com estratégias que visam amenizar os malefícios e benefícios que possam interferir e favorecer no desenvolvimento e na formação da personalidade da criança, visto que o uso das mídias na infância sem a mediação adulta, coloca-o numa posição de vulnerabilidade, dada a sua ingenuidade e imaturidade para detectar os males que dele advém, aumenta o sedentarismo, provoca o desgaste físico e emocional; e com a mediação adulta, possibilita o desenvolvimento da linguagem e potencializa o seu repertório da criança.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria da Conceição Simba Mavungo Marcos

    Professora do Departamento de Humanidades, Instituto Superior de Ciências da Educação. ISCEDHuambo/Angola. 

  • Ivanise Nazaré Mendes Mendes

     Orientadora – Doutora em Educação . Gestora do Instituto Estadual de Educação Wilson Camargo 

Referências

BUCKINGHAM, David. Crescer na era das mídias eletrônicas. São Paulo: Loyola, 2007.

BUCKINGHAM, David. Manifesto pela educação midiática . Tradução de José Ignacio Mendes. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2022. 136 p

BELLONI, M. L. Crianças e mídias no Brasil: cenários de mudanças. Campinas, SP: Papirus, 2010.

FANTIN, Monica; GIRARDELLO, Gilka; SANTOS, José Douglas Alves dos. Outros repertórios sobre a infância: a criança em obras literárias. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 24, p. 96-112, 2023. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2023.64678

FANTIN, Monica. Mídia-educação: conceitos, experiências, diálogos Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.

FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesar. Crianças na era digital: desafios da comunicação e da educação. Revista Estudos Universitários, Sorocaba, SP, v. 36, n. 1, p. 89-104, jun. 2010. Disponível em: https://bit.ly/2vHYJUp. Acesso em: 17/07/2024

GIRARDELLO, G., FANTIN, M., & PEREIRA, R. S.. (2021). Crianças e Mídias: Três Polémicas E Desafios Contemporâneos. Cadernos CEDES,

(113), 33–43. https://doi.org/10.1590/CC231532. DOI: https://doi.org/10.1590/cc231532

LEMOS, A. A tecnologia é um vírus: pandemia e cultura digital. Porto Alegre: Sulina, 2021.

MULLER, Juliana C. Crianças e Tecnologias Digitais: Desafios da Mediação Familiar e Escolar. Tese (Doutorado em Educação)–Universidade Federal de Santa Catarina, 2019.

MARTÍN-Barbero, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

SARMENTO, Manuel. A Reinvenção do Ofício de Criança e de Aluno. Atos de Pesquisa em Educação, FURB, Blumenau, v. 6, n. 3, p. 581-602, set./dez., 2011. Disponível em: . Acesso em: 25 junho. 2024.

TIC KIDS ‘ONLINE’ BRASIL. Pesquisa sobre o uso da ‘internet’ por crianças e adolescentes no Brasil – 2023. São Paulo: Comité Gestor da Internet no Brasil, 2023. Disponível em: https://ttps://cetic.br/pt/noticia/tic-kids-online-brasil-2023- criancas-estao-se-conectando-a-internet-mais-cedo-no-pais/. Acesso em: 20 junho 2024.

https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acessado em 15/07/202

Arquivos adicionais

Publicado

11.05.2023

Como Citar

MARCOS, Maria da Conceição Simba Mavungo; MENDES, Ivanise Nazaré Mendes. Crianças no ecossistema digital: o papel da família na construção de cidadãos digitais: Children in the digital ecosystem: the role of the family in building digital citizens. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2023. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2023.1250. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1250. Acesso em: 5 set. 2025.