Desafios do ensino a distância e a humanização

Challenges of distance learning and humanization

Autores

  • Frederico da Silva Cesário Autor
  • José Ricardo Martins Machado Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1254

Palavras-chave:

Educação a distância. Pandemia. Tecnologias digitais. Cibercultura. Inclusão educacional.

Resumo

Este artigo analisou os desafios, impactos e perspectivas da educação a distância (EaD). Abordou a adaptação dos sistemas educacionais, a formação docente, as desigualdades digitais e o papel das tecnologias na consolidação do ensino remoto. A reflexão se estende à influência da cibercultura sobre a pedagogia contemporânea, destacando a necessidade de humanização do processo educativo mesmo em ambientes virtuais. Por meio de revisão bibliográfica e análise teórica, o estudo propõe uma compreensão crítica sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e a construção de um modelo educacional mais inclusivo, equitativo e significativo, capaz de atender às novas exigências da sociedade digital.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Frederico da Silva Cesário

    Doutorando do Centro Integrado de Pesquisa Integralize C.I.P.I.  

  • José Ricardo Martins Machado

    Orientador do Centro Integrado de Pesquisa Integralize C.I.P.I. 

Referências

ALMEIDA, Elaine Vieira de; CANTUÁRIA, Laiane Lima dos Santos; GOULART, Joana Correa. Os avanços tecnológicos no século XXI: desafios para os professores na sala de aula. V. 7 n. 2 (2021): REEDUC. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/reeduc/article/view/11738. Acesso em: 01 ago. 2025.

ARRUDA, Juliana Silva; SIQUEIRA, Liliane Maria Ramalho de Castro. Metodologias ativas, ensino híbrido e os artefatos digitais: sala de aula em tempos de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e314292, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v3i1.4292. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/4292. Acesso em: 04 ago. 2025. DOI: https://doi.org/10.47149/pemo.v3i1.4292

DIAS, Erika. A Educação, a pandemia e a sociedade do cansaço. Ensaio: aval. (112) • Jul-Sep 2021 • Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002901120001. Acesso em: 02 ago. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362021002901120001

MOREIRA, Mônica de Azevedo Lima; MARANGONE, Cláudia Márcia Ferreira; SILVA, Jaqueline Martins Coleta da; LOUZADA, Márcia Cristina Matos; CÔGO, Reginalda; LIMA, Síntia de Azevedo. Desafios e oportunidades na educação a distância: perspectivas do estudante e do docente. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 2024, 10(9), 3577–3582. Disponível em: https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15874. Acesso em: 03 ago. 2025. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15874

NASCIMENTO, Otacílio Marcelino do. A Educação na pós pandemia: desafios e legados. REVISTA FACULDADE FAMEN | REFFEN | ISSN 2675-0589, 2021, 2(1), 11–20. Disponível em: https://doi.org/10.36470/famen.2021.r2a05. Acesso em: 04 ago. 2025. DOI: https://doi.org/10.36470/famen.2021.r2a05

PARRAS, Rodrigo; MASCIA, Marcia Amador. Efeitos da pandemia na educação escolar. Vol. 16, Nº 46, 2022. Disponível em: https://www.lm.alb.org.br/index.php/lm/article/view/1007. Acesso em: 03 ago. 2025. DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n46p412-422

SILVA, Amanda Eugenia Pereira da; SARAIVA, Piedley Macedo. A evolução da educação a distância no brasil: desafios, oportunidades e o papel das TICS na democratização do ensino superior. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 2024, 10(9), 94–105. Disponível em: https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15480. Acesso em: 02 ago. 2025. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15480

Arquivos adicionais

Publicado

12.08.2025

Como Citar

CESÁRIO, Frederico da Silva; MACHADO , José Ricardo Martins. Desafios do ensino a distância e a humanização: Challenges of distance learning and humanization. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1254. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1254. Acesso em: 5 set. 2025.