Inclusão de crianças com TEA no ensino regular: desafios e oportunidades
Inclusion of children with ASD in regular education: challenges and opportunities
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1272Palavras-chave:
Inclusão Escolar. Transtorno do Espectro Autista. Educação Inclusiva. Estratégias Pedagógicas. Formação de Professores.Resumo
O presente artigo investiga os desafios e oportunidades da inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular. Utilizando uma metodologia de revisão bibliográfica, o estudo analisa diversas fontes, incluindo artigos, livros e periódicos, para explorar as características do TEA, as necessidades educacionais específicas desses alunos e as estratégias pedagógicas e políticas para sua inclusão efetiva. Os resultados destacam a importância de uma abordagem educacional individualizada e flexível, a necessidade de formação contínua dos professores e a adaptação do ambiente escolar. Conclui-se que, apesar dos desafios, a inclusão de crianças com TEA no ensino regular oferece oportunidades significativas para enriquecer o ambiente educacional, promovendo diversidade e empatia, e reafirma a educação inclusiva como um direito fundamental de todas as crianças.
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