Inclusão de crianças com TEA no ensino regular: desafios e oportunidades

Inclusion of children with ASD in regular education: challenges and opportunities

Autores

  • Ana kaline Lopes Soares Autor
  • Artúsya Madallena da Silva Aquino Alves Autor
  • Fabiana Santos Silva Autor
  • Neyilma Soaares Brito Autor
  • Nívia Margarida do Nascimento Silva Pessôa Autor
  • Paula da Silva Guedes Autor
  • Phammella Raphaella Santos Souza Autor
  • Thiago Gonçalves Silva Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1272

Palavras-chave:

Inclusão Escolar. Transtorno do Espectro Autista. Educação Inclusiva. Estratégias Pedagógicas. Formação de Professores.

Resumo

O presente artigo investiga os desafios e oportunidades da inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular. Utilizando uma metodologia de revisão bibliográfica, o estudo analisa diversas fontes, incluindo artigos, livros e periódicos, para explorar as características do TEA, as necessidades educacionais específicas desses alunos e as estratégias pedagógicas e políticas para sua inclusão efetiva. Os resultados destacam a importância de uma abordagem educacional individualizada e flexível, a necessidade de formação contínua dos professores e a adaptação do ambiente escolar. Conclui-se que, apesar dos desafios, a inclusão de crianças com TEA no ensino regular oferece oportunidades significativas para enriquecer o ambiente educacional, promovendo diversidade e empatia, e reafirma a educação inclusiva como um direito fundamental de todas as crianças.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BIANCHI, Rafaela Cristina. A educação de alunos com transtornos do espectro autista no ensino regular: desafios e possibilidades. 2017.

BISPO, Juliana; MERELLES, Samira. Educação inclusiva com foco em crianças autistas e os desafios docentes. Anais Eletrônicos do VI Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VI SEFELI), v. 6, 2021.

CADORI, Solange. Autismo e escola: desafios da inclusão no ensino regular. 2022.

CARNEIRO, Lucilla Vieira et al. Desafios no processo de educação inclusiva para crianças com transtorno do espectro autista. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 6, p. e7689-e7689, 2021. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e7689.2021

COSTA, Tiane Pumes da. Os desafios da inclusão de crianças com autismo na educação infantil: um olhar para as práticas pedagógicas. 2023.

DA SILVA, Marìlia Marluce; NUNES, Cícera Alves; SOBRAL, Maria do Socorro Cecílio. A Inclusão Educacional de Alunos com Autismo: Desafios e Possibilidades. ID on line. Revista de psicologia, v. 13, n. 43, p. 151-163, 2019. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1519

FERREIRA, Roberta Flavia Alves. Inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil: o desafio da formação de professoras. 2017.

PISETTA, Maria Angélica Augusto; SANTIAGO, Mylene Cristina. A tríade ensino, pesquisa e extensão no fazer universitário com a inclusão de alunos com autismo: intervenções educacionais e psicanalíticas. Revista online de Política e Gestão Educacional, v. 23, n. 1, p. 836-855, 2019. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v23iesp.1.12945

SANTANA, Claudeci Pereira. A Inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista no ensino regular. 2019.

SANTOS, Gabryelly Caroline Marianno. A inclusão escolar e o autismo: percepções em discussão. 2021.

Arquivos adicionais

Publicado

18.08.2025

Como Citar

SOARES, Ana kaline Lopes; ALVES, Artúsya Madallena da Silva Aquino; SILVA, Fabiana Santos; BRITO, Neyilma Soaares; PESSÔA, Nívia Margarida do Nascimento Silva; GUEDES, Paula da Silva; SOUZA, Phammella Raphaella Santos; SILVA, Thiago Gonçalves. Inclusão de crianças com TEA no ensino regular: desafios e oportunidades: Inclusion of children with ASD in regular education: challenges and opportunities. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1272. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1272. Acesso em: 5 set. 2025.