Método fônico para trabalhar o ensino da habilidade de leitura
Phonic method for teaching reading skills
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1321Palavras-chave:
Alfabetização. Ensino Infantil. Habilidade de leitura. Método Fônico.Resumo
O presente artigo tem como objetivos apresentar, dentre os métodos de ensino- aprendizagem da habilidade de leitura, o fônico como um eficaz e vantajoso método. Para desdobrar melhor a temática os objetivos específicos são: apresentar o que é alfabetização e sua importância no desenvolvimento na habilidade de leitura; descrever o que é método fônico em comparação ao método global; apresentar a importância do método fônico para trabalhar o ensino da habilidade de leitura. O método de pesquisa é de Revisão Bibliográfica, com o levantamento de dados de outros autores que já publicaram e estão presentes na literatura, como Capovilla e Capolvilla (2007); Vale (2021); Oliveira (2021); dentre outros. As informações levantadas neste estudo apontam que a alfabetização é caracterizada por seus métodos e sua qualidade depende diretamente deles. O método fônico tem aparecido em estudos concretos na literatura como um dos mais eficazes para o desenvolvimento da habilidade de leitura, embora no Brasil não seja o predominante como método de alfabetização nas escolas. Mesmo com algumas políticas direcionadas essencialmente ao uso do método fônico, como a PNA, outras políticas se encontram atrasadas nesse sentido e defasadas quanto as vantagens que o método possui sobre outros, os PCNs, por exemplo, é uma dessas políticas que precisam ser revisadas e adequadas às necessidades do público da educação na atualidade no Brasil.
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