Método fônico para trabalhar o ensino da habilidade de leitura

Phonic method for teaching reading skills

Autores

  • Deisne da Silva Reis FAVENI Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1321

Palavras-chave:

Alfabetização. Ensino Infantil. Habilidade de leitura. Método Fônico.

Resumo

O presente artigo tem como objetivos apresentar, dentre os métodos de ensino- aprendizagem da habilidade de leitura, o fônico como um eficaz e vantajoso método. Para desdobrar melhor a temática os objetivos específicos são: apresentar o que é alfabetização e sua importância no desenvolvimento na habilidade de leitura; descrever o que é método fônico em comparação ao método global; apresentar a importância do método fônico para trabalhar o ensino da habilidade de leitura. O método de pesquisa é de Revisão Bibliográfica, com o levantamento de dados de outros autores que já publicaram e estão presentes na literatura, como Capovilla e Capolvilla (2007); Vale (2021); Oliveira (2021); dentre outros. As informações levantadas neste estudo apontam que a alfabetização é caracterizada por seus métodos e sua qualidade depende diretamente deles. O método fônico tem aparecido em estudos concretos na literatura como um dos mais eficazes para o desenvolvimento da habilidade de leitura, embora no Brasil não seja o predominante como método de alfabetização nas escolas. Mesmo com algumas políticas direcionadas essencialmente ao uso do método fônico, como a PNA, outras políticas se encontram atrasadas nesse sentido e defasadas quanto as vantagens que o método possui sobre outros, os PCNs, por exemplo, é uma dessas políticas que precisam ser revisadas e adequadas às necessidades do público da educação na atualidade no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Deisne da Silva Reis, FAVENI

    Pós-Graduanda em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. República Federativa. Decreto n° 9. 765, de 11 de abril de 2019. Política Nacional de Alfabetização. Casa Civil: Brasília, 2019.

CAPOVILLA, A. G. S.; CAPOVILLA, F. C. Alfabetização: método fônico. São Paulo: Memnon, 2004.

COUTO, Natália D. B. P. A importância da leitura no processo de alfabetização para uma aprendizagem significativa: desafios e contribuições do Programa Residência Pedagógica. Seminário Institucional PIBID Residência Pedagógica, 2019.

MARCOMINI, Y.; COSTA, J. M. Uma análise do decreto nacional de alfabetização: reflexões acerca do método fônico. Working Papers em Linguística, v. 22, n. 1, 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8420.2021e70954

OLIVEIRA, J.; ALBUQUERQUE, F. E. Leitura e escrita em crianças com autismo: o trabalho psicopedagógico a partir do método fônico na Clínica Escola Mundo Autista. Facit Business and Technology Journal, v. 1, n. 29, 2021.

OLIVEIRA, L. A. O processo de alfabetização: leitura e escrita nos anos iniciais. Trabalho apresentado à Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva, v. 28, n. 87, 2014.

SANTOS, M. V. L. Leitura e alfabetização. Exatt Educaciona, v. 2, n. 3, p. 16, 2020.

SEBRA, Alessandra et al. Métodos de alfabetização: delimitação de procedimentos e considerações para uma prática eficaz. Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia, 2011.

SILVA, J. R. M. A leitura literária na sala de aula: estratégias de leitura e o processo de alfabetização. Revista Graphos, v. 21, n. 1, p. 24-40, 2019. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2019v21n1.46521

SOARES, M. B. As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de pesquisa, n. 52, p. 19-24, 1985.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista brasileira de educação, p. 5-17, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000100002

VALE, A. P. Métodos Fónicos Sistemáticos no Ensino da Leitura. ABC,

Arquivos adicionais

Publicado

29.08.2025

Como Citar

REIS, Deisne da Silva. Método fônico para trabalhar o ensino da habilidade de leitura: Phonic method for teaching reading skills. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1321. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1321. Acesso em: 5 set. 2025.