Família e escola: os desafios da comunicação nas relações do cotidiano

Família e escola: os desafios da comunicação nas relações do cotidianofamily and school: challenges in communication within everyday interactions

Autores

  • Vanderlei Verdolin Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1335

Palavras-chave:

Comunicação Escolar. Família. Participação Familiar. Educação Básica.

Resumo

O artigo analisa a comunicação entre família e escola no ensino fundamental e médio no Brasil, ressaltando desafios e possibilidades dessa relação para o desenvolvimento integral dos estudantes. O problema investigado envolve falhas de comunicação, desalinhamento de expectativas, barreiras culturais e limitações tecnológicas. O objetivo foi compreender os processos e modelos de comunicação, identificando obstáculos e propondo estratégias de melhoria. A pesquisa utilizou revisão bibliográfica, análise crítica de estudos recentes e dados empíricos sobre participação familiar e gestão democrática. Os resultados mostram que a falta de diálogo eficaz prejudica a participação dos pais e pode impactar o desempenho e a permanência dos alunos. O estudo destaca a importância da escuta ativa, do respeito à diversidade cultural e do uso adequado de tecnologias digitais, sugerindo repensar práticas institucionais e políticas públicas que promovam uma comunicação mais integrada e contínua entre família e escola.

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Arquivos adicionais

Publicado

02.09.2025

Como Citar

VERDOLIN, Vanderlei. Família e escola: os desafios da comunicação nas relações do cotidiano: Família e escola: os desafios da comunicação nas relações do cotidianofamily and school: challenges in communication within everyday interactions. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1335. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1335. Acesso em: 4 set. 2025.