Família e escola: os desafios da comunicação nas relações do cotidiano
Família e escola: os desafios da comunicação nas relações do cotidianofamily and school: challenges in communication within everyday interactions
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1335Palavras-chave:
Comunicação Escolar. Família. Participação Familiar. Educação Básica.Resumo
O artigo analisa a comunicação entre família e escola no ensino fundamental e médio no Brasil, ressaltando desafios e possibilidades dessa relação para o desenvolvimento integral dos estudantes. O problema investigado envolve falhas de comunicação, desalinhamento de expectativas, barreiras culturais e limitações tecnológicas. O objetivo foi compreender os processos e modelos de comunicação, identificando obstáculos e propondo estratégias de melhoria. A pesquisa utilizou revisão bibliográfica, análise crítica de estudos recentes e dados empíricos sobre participação familiar e gestão democrática. Os resultados mostram que a falta de diálogo eficaz prejudica a participação dos pais e pode impactar o desempenho e a permanência dos alunos. O estudo destaca a importância da escuta ativa, do respeito à diversidade cultural e do uso adequado de tecnologias digitais, sugerindo repensar práticas institucionais e políticas públicas que promovam uma comunicação mais integrada e contínua entre família e escola.
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