Diversidade cultural e prática pedagógica: reflexões e desafios na educação básica

Cultural diversity and pedagogical practice: reflections and challenges in basic education

Autores

  • Zenilci Gonçalves do Bonfim Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1355

Palavras-chave:

Educação Básica. Políticas Públicas. Diversidade Cultural.

Resumo

O estudo analisa os desafios que circundam a prática pedagógica no contexto escolar sob ótica das questões de identidade e diversidade cultural, fatores essenciais para a promoção de uma educação inclusiva e equitativa. A pesquisa está alinhada à Lei 13.018/2014, que fomenta iniciativas culturais, assim como às Diretrizes Curriculares Nacionais, que visam o desenvolvimento de valores como solidariedade e democracia. Também se fundamenta na Lei nº 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, além das diretrizes que abordam o combate ao racismo nas escolas. Além disso, se apoia em documentos orientadores, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e na revisão bibliográfica de autores como Candau (2023), que debate a ligação entre educação e cultura, entre outros. Com uma abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, a análise revela que, apesar dos progressos em termos legais e normativos, persistem práticas monoculturais, resistências institucionais e lacunas na formação dos professores que dificultam a real valorização da diversidade no cotidiano escolar. O artigo evidencia que é necessário renovar as práticas pedagógicas de forma intencional e efetiva para integrar a diversidade cultural e promover o respeito e o diálogo. Conclui-se que o enfrentamento desses entraves requer planejamento estratégico e colaborativo, articulação efetiva entre a gestão escolar e a comunidade, e implementação de ações formativas para o entendimento do multiculturalismo. O estudo contribui para o debate contemporâneo sobre políticas educacionais inclusivas e oferece subsídios para reflexão na área da Educação com enfoque na função da escola num contexto multicultural.

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Biografia do Autor

  • Zenilci Gonçalves do Bonfim

    Graduada em Pedagogia (UCDB/MS), Especialista em Gestão Escolar (UCB/RJ). Mestranda no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação - PROFEDUC (UEMS). 

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Arquivos adicionais

Publicado

08.09.2025

Como Citar

BONFIM , Zenilci Gonçalves do. Diversidade cultural e prática pedagógica: reflexões e desafios na educação básica: Cultural diversity and pedagogical practice: reflections and challenges in basic education. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1355. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1355. Acesso em: 10 set. 2025.