A importância do Plano de Desenvolvimento Individual para o aluno com deficiência que estão nas salas de aula regulares

Autores

  • Joice Lilian Nascimento Santos Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1361

Palavras-chave:

Inclusão. Competências. Plano de desenvolvimento individual, inclusão escolar

Resumo

O PDI garante o direito à inclusão e à igualdade na escola, contribuindo para um progresso escolar mais humanizado, justo e igualitário permitindo à escola adaptar tanto o currículo quanto o ensino a cada aluno em particular, considerando suas necessidades, características e potencial. O PDI é uma maneira de descobrir e aprimorar as habilidades e competências de cada aluno, para que cada um possa alcançar seu pleno potencial acadêmico e social. O objetivo geral da presente pesquisa consiste em analisar a importância do PDI para o aluno com deficiência que estão nas salas de aula regulares através da revisão da literatura. No presente estudo empregou-se como metodologia, a pesquisa descritiva, através da revisão da literatura, conclui-se que o PDI é um instrumento fundamental para a promoção da acessibilidade no currículo nas salas regulares; entretanto, sua elaboração e aplicação demandam uma formação mais robusta dos profissionais que trabalham na escola, além de uma participação mais ativa da família e de outros especialistas que acompanham os educandos.

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Arquivos adicionais

Publicado

08.09.2025

Como Citar

SANTOS, Joice Lilian Nascimento. A importância do Plano de Desenvolvimento Individual para o aluno com deficiência que estão nas salas de aula regulares. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1361. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1361. Acesso em: 9 set. 2025.