A evasão escolar dos alunos do EJA: educação de jovens e adultos

School dropout of EJA students: education of young adults

Autores

  • Francisco Batista da Silva Autor
  • Ivanise Nazaré Mendes Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2023.1362

Palavras-chave:

EJA, Ensino Médio. Evasão.

Resumo

A evasão escolar representa uma força contrária ao processo de desenvolvimento educacional da Educação Básica brasileira, Ensino Infantil, Fundamental I e II, Médio e Profissionalizante. E, no caso, da evasão dos alunos inseridos nos contextos educativos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) perpassa pela ineficácia do processo inclusivo dos alunos, pois após retornarem à escola, geralmente depois de muitos anos, esses ingressos têm que ser estimulados à permanecerem estudando e concluírem o ensino básico. A evasão escolar perpassa pelo fato do aluno abandonar a escola e parar de estudar, interrompendo o fluxo educacional em determinado período letivo, sem conseguir dar continuidade aos estudos e, principalmente, concluir a Educação Básica, ou seja, o educando deixa de estudar. Diversos fatores podem contribuir à evasão escolar na EJA, tais como: a necessidade de trabalhar para ajudar na renda da família, a falta de interesse pela escola e dificuldades de ensino- aprendizado, dentre outros. Neste artigo, apresentamos uma visão da Evasão Escolar no Ensino Médio com os alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francisco Batista da Silva

    Doutorando pela Universidade Del Sol – Paraguai

  • Ivanise Nazaré Mendes

    Doutora em Ciências Ambientais – UCP – Orientadora

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Disponível em: https://www.gov.br/mec/ptbr/media/publicacoes/semesp/vol3const.pdf

. Acesso em: 5 maio 2024.

CAVALCANTE, M. J. Práticas de leitura na Educação de jovens e adultos: da vida para a escola e da escola para vida. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2017.

COSTA, José Roberto; RIBEIRO, Ana Cláudia. Metodologias para o ensino da EJA: uma análise crítica das práticas pedagógicas. 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/367512859_Metodologias_para_o_ensino_da_EJA

. Acesso em: 26 abr. 2024.

FREIRE, P. Discurso do professor Paulo Freire em Angicos, ao encerramento do curso de alfabetização de adultos. Germinal: marxismo e educação em debate, v. 16, n. 2, p. 485–491, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/64079

. Acesso em: 11 maio 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 60. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

GONÇALVES, Marcos Antônio. Formação de professores para a EJA: práticas pedagógicas e políticas públicas. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ejapedagogia2022

. Acesso em: 26 abr. 2023.

MARTINS, Cláudia. O impacto das políticas públicas na educação de jovens e adultos no Brasil. 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/350458930_O_impacto_das_politicas_publicas_na_educacao_de_jovens_e_adultos_no_Brasil

. Acesso em: 26 abr. 2023.

PEREIRA, Carlos; LIMA, Juliana. Educação de jovens e adultos: desafios contemporâneos e soluções possíveis. 2020. Disponível em: https://www.revistajournals.org/ejapb2020

. Acesso em: 26 abr. 2023.

SANTOS, Maria Clara et al. A educação de jovens e adultos no Brasil: políticas e práticas para a inclusão. 2022. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/educationeja

. Acesso em: 26 abr. 2023.

SOARES, Gilson et al. Educação de Jovens e Adultos: desafios e oportunidades na atualidade. Revista Internacional de Estados Científicos, v. 1, n. 1, 2023. Disponível em: https://periodicos.educacaotransversal.com.br/index.php/riec/article/download/130/133/347 DOI: https://doi.org/10.61571/riec.v1i1.130

. Acesso em: 5 maio 2023.

SILVA, José Moisés Nunes da. A educação de jovens e adultos integrada à educação profissional no Brasil: 13 anos depois. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 26, n. 4, p. 169–185, 2023. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13058 DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n4p169-185

. Acesso em: 5 maio 2023.

SILVA, Tiago de Souza. A realidade da educação de jovens e adultos no Brasil: um estudo sobre os alunos e suas necessidades. 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/realidadeejabrasil2022

. Acesso em: 26 abr. 2025.

Arquivos adicionais

Publicado

08.12.2023

Como Citar

SILVA, Francisco Batista da; MENDES , Ivanise Nazaré. A evasão escolar dos alunos do EJA: educação de jovens e adultos: School dropout of EJA students: education of young adults. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2023. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2023.1362. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1362. Acesso em: 10 set. 2025.