Afetividade e pertencimento no ensino de geografia: uma leitura humanista do conceito de lugar na BNCC

Affection and belonging in geography teaching: a humanist reading of the concept of place in the BNCC

Autores

  • Maria De Guadalupe Aderaldo Lessa Autor
  • Antonio Eufrásio Vieira Neto Autor
  • José Werlon Ferreira de Souza Autor
  • Carlos Alexandre Silva de Lima Autor
  • Otávio José Lemos Costa Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1405

Palavras-chave:

Lugar; Mapas Afetivos; Ensino de Geografia; BNCC.

Resumo

A compreensão do conceito de lugar, em sua dimensão do afeto, pertencimento e significados, é de extrema importância para que o sujeito possa situar-se no mundo. Considerando este fato como premissa, este trabalho objeta sobre o conceito de lugar, contextualizando-o na Base Nacional Comum Curricular, discutindo as questões levantadas a partir da perspectiva da Geografia Humanista. No caminho, abraçamos a temática da afetividade, amparada na filosofia espinosana. Passeamos também pela Psicologia Ambiental quando adotamos a metodologia dos Mapas Afetivos como instrumento para captar a afetividade dos alunos das séries finais do ensino fundamental que estudam na Escola Municipal de Tempo Parcial Cláudio Martins por seus bairros de moradia:  Couto Fernandes, Demócrito Rocha, Montese e Parangaba. A geografia humanista, centrada na experiência e subjetividade dos indivíduos, busca explorar as relações que estabelecemos com o ambiente ao nosso redor. Por outro lado, a psicologia ambiental investiga como o ambiente físico influencia nosso bem-estar psicológico e emocional. As imagens afetivas obtidas pelos mapas afetivos, pertencimento, agradabilidade, destruição, insegurança e contraste, desempenham uma possibilidade metodológica para compreensão do conceito de lugar na geografia humanista. Ao explorar as vivências através dos mapas afetivos foi possível uma apreciação mais ampla e aprofundada das interações entre os indivíduos e os espaços em que residem. Por fim, apresentamos um produto educacional, uma sequência didática produzida a partir do referencial teórico que amparou nosso estudo, cujo objetivo é subsidiar professores do ensino fundamental na docência, tendo como foco o conceito de lugar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria De Guadalupe Aderaldo Lessa

    Programa De Pós-Graduação Em Geografia - Universidade Estadual Do Ceará

    Secretaria Municipal De Educação – Prefeitura De Fortaleza

  • Antonio Eufrásio Vieira Neto

    Secretaria Municipal De Educação – Prefeitura De Fortaleza

  • José Werlon Ferreira de Souza

    Programa De Pós-Graduação Em Geografia - Universidade Estadual Do Ceará

  • Carlos Alexandre Silva de Lima

    Programa De Pós-Graduação Em Geografia - Universidade Estadual Do Ceará

  • Otávio José Lemos Costa

    Programa De Pós-Graduação Em Geografia - Universidade Estadual Do Ceará

Referências

ALENCAR, Helenira Fonseca de. Participação social e estima de lugar: caminhos traçados por jovens estudantes moradores de bairros da Regional III da Cidade de Fortaleza pelos mapas afetivos. 2010. 239 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Fortaleza, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/2231/1/2010_dis_HFDAlencar.PDF. Acesso em: 20 ago. 2022.

ALMEIDA, Maria G. de. Aportes teóricos e os percursos epistemológicos da Geografia Cultural. Geonordeste, São Cristóvão, n. 1, p. 33-54, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/geonordeste/article/download/2484/2149#page=31. Acesso em: 20 set. 2023.

BANDEIRA, B. S. Estudo da afetividade de moradores do centro de Fortaleza-CE frente ao Plano Habitacional para Reabilitação da Área Central de Fortaleza-CE. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/6810/1/2012-DIS-BSBANDEIRA.pdf. Acesso em: 10 out. 2023.

BARRETO, Elcides Hellen Ferreira Landim. Estima de lugar e implicações com a saúde: a perspectiva dos usuários de um Centro de Saúde do Nordeste do Brasil. 2017. 209 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Fortaleza, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/24228/1/2017_dis_ehflbarreto.pdf. Acesso em: 10 set. 2022.

BOMFIM, Zulmira Áurea Cruz. Cidade e afetividade: estima e construção dos mapas afetivos de Barcelona e de São Paulo. 2003. 237 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.

BOMFIM, Zulmira Áurea Cruz. Cidade e afetividade: estima e construção dos mapas afetivos de Barcelona e de São Paulo. Fortaleza: Edições UFC, 2010.

BOMFIM, Zulmira Áurea Cruz. Afetividade e ambiente urbano: uma proposta metodológica pelos mapas afetivos. In: PINHEIRO, J. de Q.; GÜNTHER, H. (orgs.). Métodos de pesquisa nos estudos pessoa-ambiente. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008. p. 253-280.

BOMFIM, Zulmira Áurea Cruz; FEITOSA, Maria Zelfa de Sousa; FARIAS, Nazka Fernandes. Afetividade e lugar como categorias de mediação no Laboratório de Pesquisa em Psicologia Ambiental. In: LIMA, Aluísio Ferreira de; GERMANO, Idilva Maria Pires; FREIRE, José Célio (orgs.). Sujeito e subjetividades contemporâneas: estudos do programa de pós-graduação em psicologia da UFC. Fortaleza: Edições UFC, 2018.

BOMFIM, Zulmira Áurea Cruz et al. Affective maps: validating a dialogue between qualitative and quantitative methods. In: GARCIA-MIRA, Ricardo; DUMITRU, A. (eds.). Urban Sustainability: Innovative spaces, vulnerabilities and opportunities. A Coruña, ESP: Deputación da Coruña & Instituto de Investigación Xoan Vicente Viqueira, 2014. p. 131-148. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/20210/1/2014_capliv_zacbomfim.pdf. Acesso em: 20 out. 2023.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 22 fev. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 27 fev. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 20 mai. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia.pdf. Acesso em: 24 jan. 2023.

BUTTIMER, Anne. Grasping the dynamism of lifeworld. Annals of the Association of American Geographers, v. 66, n. 2, p. 277-299, 1976. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-8306.1976.tb01090.x

BUTTIMER, Anne. Social space and the planning of residential areas. In: BUTTIMER, Anne; SEAMON, David. The human experience of space and place. Londres: Routledge, 1980. p. 21-54.

BUTTIMER, Anne. Aprendendo o dinamismo do mundo vivido. In: CHRISTOFOLETTI, Antônio (org.). Perspectivas da Geografia. São Paulo: DIFEL, 1982. p. 165-194.

CABRAL, D. W. A. Relação afetiva pessoa-ambiente na Prainha do Canto Verde: processos de participação comunitária. 2015. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/14633/1/2015_dis_dwacabral.pdf. Acesso em: 12 out. 2023.

CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos (org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000. p. 83-134.

CALLAI, Helena Copetti. O estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos (org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2002. p. 83-134.

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Cadernos Cedes, v. 25, n. 66, p. 227-247, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/7mpTx9mbrLG6Dd3FQhFqZYH. Acesso em: 17 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622005000200006

CALLAI, Helena Copetti. O lugar e o ensino-aprendizagem da Geografia. In: PEREIRA, Marcelo Garrido (org.). La espesura del lugar: reflexiones sobre el espacio en el mundo educativo. Santiago: Universidad Academia de Humanismo Cristiano, 2009. p. 65-83.

CALLAI, Helena Copetti. A Geografia ensinada: os desafios de uma educação geográfica. In: MORAIS, Eliana Marta Barbosa de; MORAES, Loçandra Borges de (orgs.). Formação de professores: conteúdos e metodologias no ensino de Geografia. Goiânia: Nepec, 2010. p. 15-37.

CALLAI, Helena Copetti. Escola, cotidiano e lugar. In: BUITONI, Marísia Margarida Santiago (org.). Geografia, ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. v. 22, p. 252.

CALLAI, Helena Copetti. A geografia escolar e os conteúdos da geografia. Anekumene, n. 1, p. 128-139, 2011. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/anekumene/article/download/7097/5764. Acesso em: 04 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.17227/Anekumene.2011.num1.7097

CALLAI, Helena Copetti; DE SOUZA CAVALCANTI, Lana; CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. O estudo do lugar nos anos iniciais do ensino fundamental. Terra Livre, v. 1, n. 38, p. 79-98, 2012. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/download/461/436. Acesso em: 20 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2012.461

CALLAI, Helena Copetti. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Papirus, 2012.

CALLAI, Helena Copetti. Educação geográfica para a formação cidadã. Revista de Geografia Norte Grande, n. 70, p. 9-30, 2018. Disponível em: https://www.scielo.cl/scielo.php?pid=S0718-34022018000200009&script=sci_arttext. Acesso em: 01 abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-34022018000200009

CAVALCANTE, Sylvia; ELALI, Gleice A. Temas básicos em psicologia ambiental. Petrópolis: Vozes, 2017.

CAVALCANTE, Sylvia; ELALI, Gleice A. Espaço e lugar. In: CAVALCANTE, Sylvia; ELALI, Gleice A. (orgs.). Temas básicos em Psicologia Ambiental. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 182-190.

CAVALCANTE, Sylvia; ELIAS, T. Apropriação. In: ELALI, Gleice A. (org.). Temas básicos em Psicologia Ambiental. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 63-69.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 14. ed. Campinas: Papirus, 1998.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Ensino de geografia e diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. In: CASTELLAR, Sonia (org.). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2005. p. 15-34.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A educação geográfica e a formação de conceitos: a importância do lugar no ensino de Geografia. In: PEREIRA, Marcelo Garrido (org.). La espesura del lugar: reflexiones sobre el espacio en el mundo educativo. Santiago: Universidad Academia de Humanismo Cristiano, 2009. p. 135-151.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. In: Anais do I Seminário Nacional: Currículo em movimento – Perspectivas Atuais. Belo Horizonte: [s.n.], 2010.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 16. ed. Campinas: Papirus, 2017.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia escolar e sua relevância social: aportes teórico-metodológicos para uma proposta de atuação docente. In: SILVA, María Raquel Pulgarin (org.). Conversaciones sobre la dimensión formativa de la geografía y la educación geográfica. [S.l.]: Universidad de Antioquia, 2021. p. 49. Disponível em: https://bibliotecadigital.udea.edu.co/bitstream/10495/30919/1/PulgarinSilva_ConversacionesDimensinGeogrfica.pdf. Acesso em: 26 jan. 2023.

CAVALCANTI, Nayane Camila Silva; SALVADOR, Natália Karoline Cândido; MENEZES, Priscylla Karoline de. As categorias de lugar e paisagem na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino fundamental – anos finais. In: Anais do XIV ENANPEGE. Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/78445. Acesso em: 27 mar. 2023.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2018.

CLAVAL, Paul. O papel da nova geografia cultural na compreensão da ação humana. In: ROSENDAHL, Zeny; CORRÊA, Roberto Lobato (orgs.). Matrizes da Geografia Cultural. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 15-30.

DARDEL, Eric. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. São Paulo: Perspectiva, 2011.

ENTRIKIN, J. N. O humanismo contemporâneo em geografia. Boletim de Geografia Teorética, São Paulo, v. 10, n. 19, p. 1-15, 1980.

ESPINOSA, Baruch. Ética demonstrada à maneira dos geômetras. Introdução de Huberto Rohden, tradução de Jean Melville. São Paulo: Martin Claret, 2002.

ESPINOSA, Baruch. Ética. Tradução Grupo de Estudos Espinosanos; coordenação Marilena Chauí. São Paulo: Edusp, 2015.

FORTALEZA. Nossos Bairros, Nossa Fortaleza: mapeamento estatístico e afetivo da cidade. Fortaleza: [s.n.], 2022. 400 p. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1zWqgQMOxmsvOft1MekfvJE1LdFaXz3dF/view. Acesso em: 29 jan. 2024.

GOMES, Paulo Cesar da Costa. Geografia e modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

HOLZER, Werther. A Geografia Humanista anglo-saxônica: de suas origens aos anos 90. Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro, v. 55, n. 1, p. 90-109, 1993.

HOLZER, Werther. O lugar na geografia humanista. Revista Território, Rio de Janeiro, ano 4, n. 7, p. 67-78, 1999. Disponível em: https://www.academia.edu/download/56336188/geografia_humanistica_e_o_conceito_de_lugar.pdf. Acesso em: 01 out. 2022.

HOLZER, Werther. A geografia fenomenológica de Eric Dardel. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (orgs.). Matrizes da geografia cultural. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 103-122.

HOLZER, Werther. O conceito de lugar na geografia cultural-humanista: uma contribuição para a geografia contemporânea. GEOgraphia, v. 5, n. 10, p. 15-28, 2003. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/download/13458/8658. Acesso em: 01 out. 2022. DOI: https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2003.510.a13458

HOLZER, Werther. Mundo e lugar: ensaio de geografia fenomenológica. In: MARANDOLA JR., Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia (orgs.). Qual o espaço do lugar? Geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012. p. 33-56.

HOLZER, Werther. A geografia humanista: uma revisão. Espaço e Cultura, n. 33, p. 8-19, 2013.

HOLZER, Werther. A geografia humanista: sua trajetória 1950-1990. Londrina: SciELO-EDUEL, 2016.

HOLZER, Werther. Lugar. GEOgraphia, v. 21, n. 47, p. 131-134, 2019. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/40757/23468. Acesso em: 08 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2019.v21i47.a40757

KOZEL, Salete; FILIZOLA, Roberto. Didática da terra: o espaço vivido. São Paulo: FTD, 1996.

KOZEL, Salete. Mapas mentais - uma forma de linguagem: perspectivas metodológicas. In: KOZEL, Salete et al. (orgs.). Da percepção e cognição à representação: reconstrução teórica da Geografia Cultural e Humanista. São Paulo: Terceira Margem; Curitiba: NEER, 2007. p. 114-138.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

LIMA, A. C. Estima de lugar e território: construção de mapas afetivos de moradores do Timbó em Maracanaú-CE. 2019. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Psicologia, Fortaleza, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/55634/1/2019_tcc_aclima.pdf. Acesso em: 12 out. 2023.

LOWENTHAL, David. Geografia, experiência e imaginação: em direção a uma epistemologia geográfica. In: CHRISTOFOLETTI, Antônio (org.). Perspectivas da Geografia. São Paulo: DIFEL, 1982. p. 103-141.

LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. Tradução de Jefferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MARANDOLA JR., Eduardo. Arqueologia fenomenológica: em busca da experiência. Terra Livre, v. 2, n. 25, p. 67-79, 2005. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/398/378. Acesso em: 10 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.62516/terra_livre.2005.398

MARANDOLA JR., Eduardo; HOGAN, Daniel Joseph. Vulnerabilidade do lugar vs. vulnerabilidade sociodemográfica: implicações metodológicas de uma velha questão. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 26, n. 2, p. 161-181, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbepop/a/vLV3PWZZNw9TX45DY5TWJtQ/. Acesso em: 20 ago. 2023.

MARANDOLA JR., Eduardo. Heidegger e o pensamento fenomenológico em Geografia: sobre os modos geográficos de existência. Geografia, v. 37, n. 1, p. 81-94, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/download/7733/5448/. Acesso em: 20 mai. 2023.

MARANDOLA JR., Eduardo. Fenomenologia e pós-fenomenologia: alternâncias e projeções do fazer geográfico humanista na geografia contemporânea. Geograficidade, v. 3, n. 2, p. 49-64, 2013. DOI: https://doi.org/10.22409/geograficidade2013.32.a12864

MARANDOLA JR., Eduardo. Lugar enquanto circunstancialidade. In: MARANDOLA JR., Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia (orgs.). Qual o espaço do lugar? Geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012. p. 227-247.

MARTINS, Ana Kristia da Silva. Mapas afetivos táteis: vivências urbanas não visuais na cidade de Fortaleza. 2015. 161 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Fortaleza, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/14814/1/2015_dis_aksmartins.pdf. Acesso em: 13 set. 2023.

MELLO, João Baptista Ferreira de. A humanística perspectiva do espaço e do lugar. ACTA Geográfica, v. 5, n. 10, p. 7-14, 2011. DOI: https://doi.org/10.5654/actageo2011.0509.0001

MELLO, João Baptista Ferreira de. O triunfo do lugar sobre o espaço. In: MARANDOLA JR., Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia (orgs.). Qual o espaço do lugar? Geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012. p. 57-76.

MELLO, João Baptista Ferreira de. Valores em geografia e o dinamismo do mundo vivido na obra de Anne Buttimer. Espaço e Cultura, n. 33, p. 33-39, 2012.

MOSER, Gabriel. Psicologia ambiental. Estudos de Psicologia, v. 3, n. 1, p. 121-130, 1998. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/JJ6HsWrYfmYZy9XxZxtYVFr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X1998000100008

MOURÃO, Raquel Teixeira da; CAVALCANTE, Sylvia. Identidade de lugar. In: CAVALCANTE, Sylvia; ELALI, Gleice A. (orgs.). Temas básicos em Psicologia Ambiental. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 208-216.

MOURÃO, Raquel Teixeira da; CAVALCANTE, Sylvia. Identidade de lugar. In: CAVALCANTE, Sylvia; ELALI, Gleice A. (orgs.). Temas básicos em Psicologia Ambiental. Petrópolis: Vozes, 2017. p. 208-216.

OLIVEIRA, Lívia de. O sentido do lugar. In: MARANDOLA JR., Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia (orgs.). Qual o espaço do lugar? Geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012. p. 3-16.

OLIVEIRA, Lívia de. Percepção do meio ambiente e Geografia: estudo humanista do espaço, da paisagem e do lugar. Organizado por Eduardo Marandola Jr.; Tiago Vieira Cavalcante. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2017.

PACHECO, Fábio Pinheiro. Afetividade e implicações psicossociais vividas por moradores de uma comunidade ameaçada de desapropriação. 2018. 231 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Fortaleza, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/33731/3/2018_dis_fpacheco.pdf. Acesso em: 23 jun. 2022.

PARENTE, José Reginaldo Feijão. Patrimônio afetivo e cultural no contexto do Sítio Histórico de Sobral-Ceará. 2020. 178 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Fortaleza, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/57527/3/2020_tese_jrfparente.pdf. Acesso em: 28 out. 2022.

PINHEIRO, G. R. Afetividade e ambiente hospitalar: construção de significados pelo paciente oncológico com dor. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib. Parâmetros Curriculares Nacionais: tensão entre Estado e escola. In: CARLOS, Ana F.; OLIVEIRA, Ariovaldo U. (orgs.). Reformas no mundo da educação: parâmetros curriculares e geografia. São Paulo: Contexto, 1999. p. 11-19.

RELPH, Edward C. An inquiry into the relations between phenomenology and geography. The Canadian Geographer/Le Géographe canadien, v. 14, n. 3, p. 193-201, 1970. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1541-0064.1970.tb01567.x

RELPH, Edward C. Humanistic geography. Annals of the Association of American Geographers, v. 66, n. 2, p. 266-276, 1976. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-8306.1976.tb01089.x

RELPH, Edward C. As bases fenomenológicas da Geografia. Geografia, v. 4, n. 7, p. 1-25, 1979. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/view/14763/11395. Acesso em: 01 out. 2021.

RELPH, Edward C. Place and placelessness. Londres: Pion, 1980.

RELPH, Edward C. Reflexões sobre a emergência, aspectos e essência de lugar. In: MARANDOLA JR., Eduardo; HOLZER, Werther; OLIVEIRA, Lívia (orgs.). Qual o espaço do lugar? Geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, 2012. p. 17-32.

ROSENDAHL, Zeny; CORRÊA, Roberto Lobato (orgs.). Geografia cultural: uma antologia. Volume II. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013. DOI: https://doi.org/10.7476/9788575114391

SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo: globalização e meio técnico-científico. São Paulo: Hucitec, 1994.

SANTOS, Milton. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1997.

SANTOS, Milton. Por outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2002.

SANTOS, Milton. Da totalidade ao lugar. São Paulo: Edusp, 2005.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2012.

SAUER, Carl O. A morfologia da paisagem. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeny (orgs.). Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998 [1925]. p. 15-34.

SAWAIA, Bader B. O calor do lugar: segregação urbana e identidade. São Paulo em Perspectiva, v. 9, n. 2, p. 20-24, 1995.

SAWAIA, Bader B. Família e afetividade: a configuração de uma práxis ético-política, perigos e oportunidades. In: ACOSTA, Ana Rojas; VITALE, Maria Amalia F. (orgs.). Família: redes, laços e políticas públicas. 5. ed. São Paulo: Cortez; Coordenadoria de Estudos e Desenvolvimento de Projetos Especiais – PUC SP, 2010. p. 39-50.

SERPA, Ângelo. Por uma Geografia dos espaços vividos. São Paulo: Contexto, 2019.

SILVA, José Borzacchiello da. Parangaba. Fortaleza: [s.n.], 2013. Disponível em: https://acervo.fortaleza.ce.gov.br/download-file/documentById?id=4936bc38-0437-4d40-b08cd78887d5c446. Acesso em: 24 out. 2022.

SILVA, S. H. G. O direito à paisagem urbana: imagem e afetividade na construção de uma geografia do olhar. 2019. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/50780/1/2019_dis_shgomesdasilva.pdf. Acesso em: 12 ago. 2022.

STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2004.

SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. Ambiência e pensamento complexo: ressignificação da Geografia. In: Geografia: ciência do complexus: ensaios transdisciplinares. Porto Alegre: Sulina, 2004. p. 181-208.

TUAN, Yi-Fu. Attitudes toward environment: themes and approaches. In: LOWENTHAL, David (ed.). Environmental perception and behavior. Chicago: University of Chicago Press, 1967. p. 4-17.

TUAN, Yi-Fu. Humanistic geography. Annals of the Association of American Geographers, v. 66, n. 2, p. 266-276, 1976. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-8306.1976.tb01089.x

TUAN, Yi-Fu. Space and place: humanistic perspective. In: GALE, S.; OLSSON, G. (orgs.). Philosophy in Geography. Dordrecht: Reidel, 1979. p. 387-427. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-009-9394-5_19

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 1980.

TUAN, Yi-Fu. Geografia humanística. In: CHRISTOFOLETTI, Antônio (org.). Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel, 1982. p. 143-164.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: Difel, 1983.

TUAN, Yi-Fu. Paisagens do medo. São Paulo: Unesp, 2005.

TUAN, Yi-Fu. Espaço, tempo, lugar: um arcabouço humanista. Geograficidade, v. 1, n. 1, p. 4-15, 2011. DOI: https://doi.org/10.22409/geograficidade2011.11.a12804

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Tradução de Lívia de Oliveira. Londrina: Eduel, 2012.

TUAN, Yi-Fu. Lugar: uma perspectiva experiencial. Geograficidade, v. 8, n. 1, p. 4-15, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.22409/geograficidade2018.81.a27150. DOI: https://doi.org/10.22409/geograficidade2018.81.a27150

VIANA, L. G. Afetividade e ambiente esportivo: sentimentos e emoções de atletas de competição. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Mind in society: the development of higher psychological processes. Cambridge: Harvard University Press, 1978.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Publicado

17.09.2025

Como Citar

LESSA, Maria De Guadalupe Aderaldo; NETO, Antonio Eufrásio Vieira; SOUZA, José Werlon Ferreira de; LIMA, Carlos Alexandre Silva de; COSTA, Otávio José Lemos. Afetividade e pertencimento no ensino de geografia: uma leitura humanista do conceito de lugar na BNCC: Affection and belonging in geography teaching: a humanist reading of the concept of place in the BNCC. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1405. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1405. Acesso em: 1 out. 2025.