Gestão da inovação e do conhecimento em micro e pequenas empresas: desafios e oportunidades

Innovation and knowledge management in micro and small enterprises: challenges and opportunities

Autores

  • Antônio da Conceição Meneses Júnior Autor
  • Edilania Lima Andrade Pereira Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1436

Palavras-chave:

Inovação. Gestão. Conhecimento. Micro e Pequenas Empresas (MPE). Competitividade.

Resumo

Este artigo analisa como a gestão da inovação e do conhecimento pode contribuir para a competitividade e sustentabilidade das micro e pequenas empresas (MPE). As MPE, fundamentais para a economia, enfrentam desafios como a falta de recursos e capacitação, o que dificulta sua adaptação ao mercado. O estudo teve como objetivo investigar estratégias de gestão que podem melhorar o desempenho dessas empresas. A pesquisa foi qualitativa, com revisão bibliográfica e construção de referencial teórico, abordando práticas de inovação e gestão do conhecimento. Os resultados mostraram que empresas que implementam essas estratégias têm melhor desempenho em adaptação ao mercado. No entanto, também enfrentam dificuldades devido à falta de recursos e resistência interna. Conclui-se que a gestão da inovação e do conhecimento é vital para o sucesso das MPE, mas sua implementação requer superação de limitações internas e apoio externo, como políticas públicas e ações de capacitação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Referências

ALMEIDA, Alivinio de; BASGAL, Denise Margareth Oldenburg; RODRIGUEZ Y RODRIGUEZ, Martius Vicente; PÁDUA FILHO, Wagner Cardoso de. Inovação e gestão do conhecimento. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2016. 138 p. (Gestão de pessoas (FGV Management)). Disponível em: https://www.ispsn.org/sites/default/files/documentos-virtuais/pdf/inovacao_e_gestao_do_conhecimento_alivinio_almeida_z-lib.org_.pdf. Acesso em: 8 dez. 2024.

ALVES, Juliano Nunes; SILVA, Thiago Bitencourt; TAVARES, Carlos Eduardo Moreira; DAL-SOTO, Fabio. A utilização do planejamento estratégico como ferramenta de gestão na pequena empresa. Revista da Micro e Pequena Empresa, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 80-100, maio-ago. 2013. DOI: 10.6034/570. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/d437ce273489c126cb2bb22acd5088f1/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2043071. Acesso em: 08 dez. 2024.

CARVALHO, H. G.; REIS, D. R.; CAVALCANTE, M. B. Gestão da inovação. Curitiba: Aymará, 2011.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. São Paulo: Manole, 2014.

COELHO, Winne Tailane Leite. Marketing digital na gestão de micro e pequenas empresas. Monografia. Centro Universitário Atenas, Paracatu, 2019. Disponível em: https://www.atenas.edu.br/uniatenas/assets/files/spic/monography/MARKETING_DIGITAL_NA_GESTAO_DE_MICRO_E_PEQUENAS_EMPRESAS.pdf. Acesso em: 09 dez. 2024.

FIGUEIREDO, Vitor; FIGUEIREDO, Michelle. Gestão do Conhecimento. In: Dicionário de ergonomia e fatores humanos: o contexto brasileiro em 110 verbetes. 1. ed. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Ergonomia - ABERGO, 2023. p. 174-175. DOI: https://doi.org/10.4322/978-65-981493-1-4.verb056

G1. Como as parcerias facilitam o crescimento e a inovação das empresas. Por SEBRAE Ceará. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/ce/ceara/especial-publicitario/sebrae-ce/inovacao-e-negocios/noticia/2023/12/12/como-as-parcerias-facilitam-o-crescimento-e-a-inovacao-das-empresas.ghtml. Acesso em: 09 dez. 2024.

G4 EDUCAÇÃO. Gestão empresarial: o que é, como funciona, tipos e ferramentas. 21 abr. 2022. Disponível em: https://g4educacao.com/blog/gestao-empresarial. Acesso em: 8 dez. 2024.

KOTLER, Philip. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 1975.

MATTOS, Ademir Rodrigues de. Avaliação do processo de formulação de estratégias na gestão do conhecimento, a partir da percepção do dirigente empresarial. In: MENDONÇA, Leopoldo (Org.). Gestão do Conhecimento e Inovação. Belo Horizonte: Poisson, 2017. v. 3, p. 18-35.

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. 19. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

PINHEIRO, Ana Paula Gonçalves Varca. A mão-de-obra como barreira ao desenvolvimento empresarial. 2004. Dissertação. Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas. Disponível em: https://repositorio.fgv.br/server/api/core/bitstreams/a86884d8-75cd-420a-b479-43bcd8a1926b/content. Acesso em: 08 dez. 2024.

REZENDE, Frederico Pifano de; FREITAS, Flávio Ozorio de; SILVA, Elizângela Aparecida Toledo de Oliveira. Cultura Organizacional e Resistência a Mudança. VIII SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2011. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos11/30514808.pdf. Acesso em: 9 dez. 2024.

RIBEIRO, Lucas da Rocha. Micro e Pequenas Empresas: Desafios, Oportunidades e Mecanismos de Sobrevivência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Câmpus Professor Francisco Gonçalves Quiles, Ji-Paraná, 2016. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/294853164.pdf. Acesso em: 9 dez. 2024.

SEBRAE. Entenda as diferenças entre microempresa, pequena empresa e MEI. 2022. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-as-diferencas-entre-microempresa-pequena-empresa-e-mei,03f5438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD. Acesso em: 8 dez. 2024.

SEBRAE. A taxa de sobrevivência das empresas no Brasil. 2023. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/a-taxa-de-sobrevivencia-das-empresas-no-brasil,d5147a3a415f5810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em: 09 dez. 2024.

SEBRAE. Quem somos?. Sebrae, 2024. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/conheca_quemsomos#:~:text=Para%20garantir%20o%20atendimento%20aos,Relacionamento%20Sebrae:%200800%20570%200800. Acesso em: 09 dez. 2024.

MATIAS, Erick. Inovação Digital: Como as Novas Tecnologias Estão Transformando Negócios e Sociedades. O Maringá, 7 de dezembro de 2024. Disponível em: https://omaringa.com.br/coluna/mundo-tec/inovacao-digital-como-as-novas-tecnologias-estao-transformando-negocios-e-sociedades/. Acesso em: 09 dez. 2024.

MUNIZ, Suely. Investimento recente, capacitação tecnológica e competitividade. São Paulo em Perspectiva, v. 14, n. 3, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/spp/a/GMfdn5BmTmbZtm96JdmJTBj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 08 dez. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000300015

TAYLOR, Frederick Winslow. Princípios de Administração Científica. São Paulo: Atlas, 1961

Publicado

26.09.2025

Como Citar

JÚNIOR, Antônio da Conceição Meneses; PEREIRA, Edilania Lima Andrade. Gestão da inovação e do conhecimento em micro e pequenas empresas: desafios e oportunidades: Innovation and knowledge management in micro and small enterprises: challenges and opportunities. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1436. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1436. Acesso em: 9 out. 2025.