O FRACASSO ESCOLAR E A GESTÃO EDUCACIONAL – Um estudo de caso no município de Ibiracatu– MG

School Failure and Educational Management – A Case Study in the Municipality of Ibiracatu, Minas Gerais

Autores

  • Maria Regina Boroni da Mata Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1442

Palavras-chave:

Fracasso escolar. Gestão pública. Gestão democrática.

Resumo

O fracasso escolar é um tema de grande relevância no campo da educação, caracterizado por uma série de fatores interligados que afetam negativamente o desempenho acadêmico dos alunos. Este trabalho científico é um estudo de caso realizado na Escola Estadual Maria Barbosa Leite no município de Ibiracatu – MG, no qual explora as principais causas do fracasso escolar, incluindo desigualdades socioeconômicas, dificuldades de aprendizagem, desengajamento e a importância da gestão educacional na formulação e implementação de estratégias eficazes para enfrentar esses desafios. Assim, objetivou-se com esse trabalho analisar a relação existente entre a gestão educacional de ensino e as possíveis causas do fracasso escolar. A pesquisa é qualitativa com abordagem de revisão de literatura e pesquisa documental, bem como pesquisa de campo realizada por meio da aplicação de formulário Google Forms aos docentes e descritiva dos fatos. Os resultados indicaram que uma gestão democrática, bem como a adoção de políticas inclusivas, a adequada alocação de recursos, a formação contínua de professores e a criação de um ambiente escolar acolhedor são medidas essenciais para reduzir o fracasso escolar e melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem.  

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Publicado

29.09.2025

Como Citar

MATA, Maria Regina Boroni da. O FRACASSO ESCOLAR E A GESTÃO EDUCACIONAL – Um estudo de caso no município de Ibiracatu– MG: School Failure and Educational Management – A Case Study in the Municipality of Ibiracatu, Minas Gerais. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1442. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1442. Acesso em: 9 out. 2025.