Estratégias de Intervenção com Estudantes com TDAH no Ensino Superior

Intervention Strategies with Students with ADHD in Higher Education

Autores

  • Jaime de Oliveira Praseres Júnior UFBA Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1455

Palavras-chave:

TDAH; ensino superior; estratégias pedagógicas; inclusão; estudo de caso.

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) constitui um desafio significativo no ensino superior, uma vez que impacta diretamente o desempenho acadêmico e as relações interpessoais dos estudantes. Este artigo apresenta um estudo de múltiplos casos, com o objetivo de analisar perfis distintos de estudantes universitários diagnosticados com TDAH e propor estratégias de intervenção pedagógica que contribuam para sua permanência e sucesso acadêmico. Foram estudados três casos: um estudante com perfil desatento, uma estudante com perfil hiperativo-impulsivo e outro com perfil combinado. A análise dos desafios enfrentados por cada perfil permitiu a proposição de estratégias diferenciadas que valorizam a personalização do processo de ensino e aprendizagem, bem como o papel fundamental dos docentes na criação de ambientes inclusivos. Conclui-se que a adoção de práticas adaptadas, associadas ao suporte institucional, pode transformar a experiência universitária de estudantes com TDAH.

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Biografia do Autor

  • Jaime de Oliveira Praseres Júnior, UFBA

    Pedagogo, Psicopedagogo, Mestre em Educação e Contemporaneidade

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Publicado

02.10.2025

Como Citar

JÚNIOR, Jaime de Oliveira Praseres. Estratégias de Intervenção com Estudantes com TDAH no Ensino Superior: Intervention Strategies with Students with ADHD in Higher Education. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1455. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1455. Acesso em: 10 out. 2025.