Estratégias de Intervenção com Estudantes com TDAH no Ensino Superior
Intervention Strategies with Students with ADHD in Higher Education
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1455Palavras-chave:
TDAH; ensino superior; estratégias pedagógicas; inclusão; estudo de caso.Resumo
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) constitui um desafio significativo no ensino superior, uma vez que impacta diretamente o desempenho acadêmico e as relações interpessoais dos estudantes. Este artigo apresenta um estudo de múltiplos casos, com o objetivo de analisar perfis distintos de estudantes universitários diagnosticados com TDAH e propor estratégias de intervenção pedagógica que contribuam para sua permanência e sucesso acadêmico. Foram estudados três casos: um estudante com perfil desatento, uma estudante com perfil hiperativo-impulsivo e outro com perfil combinado. A análise dos desafios enfrentados por cada perfil permitiu a proposição de estratégias diferenciadas que valorizam a personalização do processo de ensino e aprendizagem, bem como o papel fundamental dos docentes na criação de ambientes inclusivos. Conclui-se que a adoção de práticas adaptadas, associadas ao suporte institucional, pode transformar a experiência universitária de estudantes com TDAH.
Downloads
Referências
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders – DSM-5. 5. ed. Washington: APA, 2014. DOI: https://doi.org/10.1176/appi.books.9780890425596
BARKLEY, R. A. Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: guia completo para pais, professores e profissionais de saúde. Porto Alegre: Artmed, 2016.
CAPELLINI, S. A.; RODRIGUES, O. M. P. R.; GERMANO, G. D. Estratégias pedagógicas no ensino de estudantes com TDAH: uma análise da prática docente. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 20, n. 1, p. 45-60, 2014.
CIASCA, S. M. Distúrbios de Aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2003.
MATTOS, P. No mundo da lua: perguntas e respostas sobre TDAH. 6. ed. São Paulo: Objetiva, 2019.
MIRANDA, A.; BAIXAULI, I. Atención a la diversidad y TDAH en la educación superior. Revista de Educación Inclusiva, v. 6, n. 1, p. 25-40, 2013.
MITTLER, P. Educação inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003.
MOYSÉS, M. A. A. A institucionalização invisível: crianças que não-aprendem na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2001.
ROHDE, L. A.; HALPERN, R. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: atualização. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 26, n. 2, p. 7-11, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0021-75572004000300009
WEYANDT, L. L.; DUPAUL, G. J. ADHD in college students: current issues and future directions. Journal of Attention Disorders, v. 10, n. 1, p. 9-19, 2006. DOI: https://doi.org/10.1177/1087054705286061
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Jaime de Oliveira Praseres Júnior (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.