Licenciatura X Estágio Supervisionado: A Importância do Conteúdo na Formação de Futuros Professores
Bachelor’s Degree vs. Supervised Internship: The Importance of Content in the Training of Future Teachers
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.876Palavras-chave:
Estágio Supervisionado. Formação. Docência. ConceitosResumo
O presente trabalho expõe reflexões sobre a importância da prática educativa vivenciada durante as atividades do Estágio Curricular Supervisionado no âmbito escolar no curso de Ciências Sociais com ênfase em Sociologia. A importância desse estudo ressalta a formação de futuros professores que estarão à disposição de uma construção de conhecimento adequado e significativo para todos aqueles sujeitos envolvidos. Através do desenvolvimento do estudo, buscou-se responder como a vivência do Estágio Supervisionado pode colaborar na formação dos futuros professores? Através de vivências, literaturas e conceitos relacionados ao tema, e ainda, é necessário apresentar que as vivências do estágio foram realizadas de maneira descritiva devido à pandemia. Em relação aos objetivos do artigo científico estão: Conceituar de modo geral Estágio Supervisionado e sua importância na docência, ainda, descrever alguns termos como democracia e cidadania na escola, identificar a importância da linguagem do professor na formação humana, mostrar algumas relações de fracasso e sucesso escolar, perceber o papel da mediação do professor na relação entre escola e currículo, oportunizar o conceito de ética profissional e, ainda manifestar a importância das relações interpessoais no ambiente de trabalho. O estágio supervisionado promove uma experiência prática e é fundamental para o aproveitamento da graduação como um todo. Ainda, é uma atividade que colabora para a construção da identidade profissional, pois o professor é sujeito da sua própria formação que favorece a visão comum e o trabalho no contexto educativo. É nessa atividade que é possível colocar em ação os conhecimentos adquiridos durante a academia.
Downloads
Referências
ARROYO, M. Pedagogia das relações de trabalho. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, n. 2, p. 61-67, ago./dez. 1997.
CURY, A.J. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.
COLL, C.; VALLS, E. A aprendizagem e o ensino dos procedimentos. In: COLL, C. et al. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Tradução Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 73-118.
CHARLOT, B. Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia. Cadernos de pesquisa, (97), 47-63. 2013.
FREIRE, P. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Editora Paz e Terra, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1987.
GARDNER, H. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas. 1995.
KULCSAR, R. O estágio supervisionado como atividade integradora. In A prática do ensino e estágio supervisionado. PICONEZ, Stela B. (org). 7ª Edição Campinas, Sp, Papirus, 2001.
LABURÚ, C. E.; ZOMPERO, A. F.; BARROS, M. A. Vygotsky e múltiplas representações: leituras convergentes para o ensino de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 30, n.1, p. 7-24, abr. 2013. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n1p7
LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora: novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.
NEGREIROS, F. Et al. Análise psicossocial do fracasso escolar na Educação de Jovens e Adultos. Psicologia em Pesquisa, 11(1), 1-2. 2017. DOI: https://doi.org/10.24879/201700110010066
PEZZI, F. A. S.; MARIN, A. H. Fracasso escolar na educação básica: revisão sistemática da literatura. Temas em Psicologia, 25(1), 1-15. 2017. DOI: https://doi.org/10.9788/TP2017.1-01
PIAGET, J. Desenvolvimento e aprendizagem. Porto Alegre: UFRGS/FACED/DEBAS, 1995.
PICONEZ, S. C. A prática de ensino e o estágio supervisionado: a aproximação da realidade escolar e a prática da reflexão. Campinas-SP: Papirus, 1991.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio: Diferentes Concepções. in Estágio e Docência, coleção docência em formação. São Paulo - SP. Cortez.2004.
POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
ROCHA, E. B. Relações interpessoais: uma análise empresarial e social.
SARABIA, B. A aprendizagem e o ensino das atitudes. In: COLL, C. et al. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Tradução Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 119-178.
SILVA, A. C. Alves. Dimensões do Sucesso e Fracasso Escolar: estudo dirigido à infância.2003. 168 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas. São Paulo, 2003.
VANOYE, F. Usos da linguagem: problemas e técnicas na produção oral e escrita. Tradução C. M. Sabóia et al. 13. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Tradução Ernani Rosa. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.
WEISS, D. Convivendo com gente difícil. 4ª edição. São Paulo: Nobel, 1992.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Gianni Leandro Goicoa da Costa (Autor/in)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.