Licenciatura X Estágio Supervisionado: A Importância do Conteúdo na Formação de Futuros Professores

Bachelor’s Degree vs. Supervised Internship: The Importance of Content in the Training of Future Teachers

Autores

  • Gianni Leandro Goicoa da Costa Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.876

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado. Formação. Docência. Conceitos

Resumo

O presente trabalho expõe reflexões sobre a importância da prática educativa vivenciada durante as atividades do Estágio Curricular Supervisionado no âmbito escolar no curso de Ciências Sociais com ênfase em Sociologia. A importância desse estudo ressalta a formação de futuros professores que estarão à disposição de uma construção de conhecimento adequado e significativo para todos aqueles sujeitos envolvidos. Através do desenvolvimento do estudo, buscou-se responder como a vivência do Estágio Supervisionado pode colaborar na formação dos futuros professores? Através de vivências, literaturas e conceitos relacionados ao tema, e ainda, é necessário apresentar que as vivências do estágio foram realizadas de maneira descritiva devido à pandemia. Em relação aos objetivos do artigo científico estão: Conceituar de modo geral Estágio Supervisionado e sua importância na docência, ainda, descrever alguns termos como democracia e cidadania na escola, identificar a importância da linguagem do professor na formação humana, mostrar algumas relações de fracasso e sucesso escolar, perceber o papel da mediação do professor na relação entre escola e currículo, oportunizar o conceito de ética profissional e, ainda manifestar a importância das relações interpessoais no ambiente de trabalho. O estágio supervisionado promove uma experiência prática e é fundamental para o aproveitamento da graduação como um todo. Ainda, é uma atividade que colabora para a construção da identidade profissional, pois o professor é sujeito da sua própria formação que favorece a visão comum e o trabalho no contexto educativo. É nessa atividade que é possível colocar em ação os conhecimentos adquiridos durante a academia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gianni Leandro Goicoa da Costa

    Discente do curso Ciências Sociais com Ênfase em Sociologia. 

Referências

ARROYO, M. Pedagogia das relações de trabalho. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, n. 2, p. 61-67, ago./dez. 1997.

CURY, A.J. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

COLL, C.; VALLS, E. A aprendizagem e o ensino dos procedimentos. In: COLL, C. et al. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Tradução Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 73-118.

CHARLOT, B. Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia. Cadernos de pesquisa, (97), 47-63. 2013.

FREIRE, P. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Editora Paz e Terra, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1987.

GARDNER, H. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas. 1995.

KULCSAR, R. O estágio supervisionado como atividade integradora. In A prática do ensino e estágio supervisionado. PICONEZ, Stela B. (org). 7ª Edição Campinas, Sp, Papirus, 2001.

LABURÚ, C. E.; ZOMPERO, A. F.; BARROS, M. A. Vygotsky e múltiplas representações: leituras convergentes para o ensino de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 30, n.1, p. 7-24, abr. 2013. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n1p7

LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora: novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.

NEGREIROS, F. Et al. Análise psicossocial do fracasso escolar na Educação de Jovens e Adultos. Psicologia em Pesquisa, 11(1), 1-2. 2017. DOI: https://doi.org/10.24879/201700110010066

PEZZI, F. A. S.; MARIN, A. H. Fracasso escolar na educação básica: revisão sistemática da literatura. Temas em Psicologia, 25(1), 1-15. 2017. DOI: https://doi.org/10.9788/TP2017.1-01

PIAGET, J. Desenvolvimento e aprendizagem. Porto Alegre: UFRGS/FACED/DEBAS, 1995.

PICONEZ, S. C. A prática de ensino e o estágio supervisionado: a aproximação da realidade escolar e a prática da reflexão. Campinas-SP: Papirus, 1991.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio: Diferentes Concepções. in Estágio e Docência, coleção docência em formação. São Paulo - SP. Cortez.2004.

POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

ROCHA, E. B. Relações interpessoais: uma análise empresarial e social.

SARABIA, B. A aprendizagem e o ensino das atitudes. In: COLL, C. et al. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Tradução Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 119-178.

SILVA, A. C. Alves. Dimensões do Sucesso e Fracasso Escolar: estudo dirigido à infância.2003. 168 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas. São Paulo, 2003.

VANOYE, F. Usos da linguagem: problemas e técnicas na produção oral e escrita. Tradução C. M. Sabóia et al. 13. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Tradução Ernani Rosa. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

WEISS, D. Convivendo com gente difícil. 4ª edição. São Paulo: Nobel, 1992.

Arquivos adicionais

Publicado

11.03.2025

Como Citar

COSTA, Gianni Leandro Goicoa da. Licenciatura X Estágio Supervisionado: A Importância do Conteúdo na Formação de Futuros Professores: Bachelor’s Degree vs. Supervised Internship: The Importance of Content in the Training of Future Teachers. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.876. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/876. Acesso em: 5 set. 2025.