Educação Emocional na Primeira Infância: Estratégias para o Desenvolvimento da Empatia
Emotional Education in Early Childhood: Strategies for the Development of Empathy
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1477Palavras-chave:
Educação emocional; primeira infância; Empatia; Afetividade; Habilidades socioemocionais.Resumo
Este artigo analisa a importância da educação emocional na primeira infância como estratégia essencial para o desenvolvimento da empatia. A pesquisa, fundamentada em revisão bibliográfica, evidencia que emoção, cognição e afetividade são dimensões interdependentes que sustentam a aprendizagem significativa, a socialização e a construção de vínculos afetivos. Os resultados mostram que a empatia é uma habilidade aprendível, fortalecida por práticas pedagógicas como a contação de histórias, que favorecem a imaginação, a expressão emocional e o amadurecimento social. Conclui-se que investir na educação emocional desde os primeiros anos contribui para formar crianças mais conscientes de si, abertas à cooperação e preparadas para lidar com as diferenças, tornando-se um eixo estruturante da educação infantil.
Downloads
Referências
ANDERSEN HC. O patinho feio. Melhoramentos; 2022 26 de outubro.
BALDWIN, J. M. History of Psychology: A Sketch and an Interpretation. Recuperado em 17 de dezembro de 2007 de Classics in the history of Psychology. 1913. Disponível em: http://psychclassics. yorku.ca/. Acessado em: set. 2025.
BUSSATO, Cléo. Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
CANTÃO, Kátia. Contos de fadas: Modos de ser e de usar: educação, arte, psicanálise. Panda Educação, 2025.
CHABOT, D.; CHABOT, M. Pedagogia emocional: Sentir para Aprender. São Paulo: Sá, 2005.
CUNHA, Luiz Antonio. Educação, estado e democracia no Brasil. São Paulo, Cortez/Niterói-RJ: Universidade Federal Fluminense/ Brasília-DF, LASCO do Brasil, 2010.
CURY, C. R. J. O Conselho Nacional de Educação e a Gestão Democrática. In: CZERNISZ, Eliane Cleide da Silva. “Gestão Democrática” da Escola Pública: Um Movimento de “Abertura” da Escola à Participação da Comunidade? Dissertação de Mestrado. Maringá: UEM, 2001.
DUQUE C, SOARES LG, ISCHKANIAN SH, DE LIMA AG, SANTOS BO, VELOSO JA, DOS SANTOS CA. Inclusão em perspectiva: alfabetização, currículo e acesso à educação. Educação Transversal. 2023 Feb 17.
DUQUE R.D. Inteligência artificial e inclusão: redefinindo o ensino na nova era digital. Amplamente; 2024, 15 de novembro.
FALCONE, E. M. O. et al. Inventário De Empatia (IE): Desenvolvimento e Validação de uma Medida Brasileira. Revista Avaliação Psicológica, 7, 2008.
LÜCK, H.; CARNEIRO, D. G. Desenvolvimento Afetivo na Escola. Petrópolis: Vozes, 1983.
PECOTCHE, C. Introdução ao conhecimento Logosófico. São Paulo: Logosófica, 1996.
SILVA GB, DA SILVA JJ, PONTES JT, DE FREITAS JH, FREIRE RL. Além das Cores e Formas: A Arte como Catalisadora da Educação Emocional. RCMOS-Revista Científica Multidisciplinar O Saber. 2024, 24 de setembro;1(1).
SILVA LD, SERGIO MZ, BICUDO MS. A influência do educador para o desenvolvimento infantil sócio/afetivo no ambiente escolar. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. 31 de maio de 2023;9(5):2603-15.
SILVA, Doraci Creuza da; FREITAS, Lidiane Melo dos Santos; BARLETA, Andréia de Araújo Januário; FLOREANO, Simone Paula de Arruda; NAZARIO, Lucia Helena Moura. A importância da ludicidade na educação infantil: contribuições para o ensino e aprendizagem: The importance of playfulness in early childhood education: contributions to teaching and learning. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.917. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/917. Acesso em: set. 2025.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. Trad. José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Andréia de Araújo Januário Barleta, Simone Paula de Arruda Floreano, Doraci Creuza da Silva (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.