Educação Emocional na Primeira Infância: Estratégias para o Desenvolvimento da Empatia

Emotional Education in Early Childhood: Strategies for the Development of Empathy

Autores

  • Andréia de Araújo Januário Barleta Autor
  • Simone Paula de Arruda Floreano Autor
  • Doraci Creuza da Silva Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1477

Palavras-chave:

Educação emocional; primeira infância; Empatia; Afetividade; Habilidades socioemocionais.

Resumo

Este artigo analisa a importância da educação emocional na primeira infância como estratégia essencial para o desenvolvimento da empatia. A pesquisa, fundamentada em revisão bibliográfica, evidencia que emoção, cognição e afetividade são dimensões interdependentes que sustentam a aprendizagem significativa, a socialização e a construção de vínculos afetivos. Os resultados mostram que a empatia é uma habilidade aprendível, fortalecida por práticas pedagógicas como a contação de histórias, que favorecem a imaginação, a expressão emocional e o amadurecimento social. Conclui-se que investir na educação emocional desde os primeiros anos contribui para formar crianças mais conscientes de si, abertas à cooperação e preparadas para lidar com as diferenças, tornando-se um eixo estruturante da educação infantil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andréia de Araújo Januário Barleta

    Lattes: https://lattes.cnpq.br/0916503991710887

    CPF: 006.160.891-20

    Pedagogia-Unemat

    Esp. em Psicopedagogia-UNISSERRA

  • Simone Paula de Arruda Floreano

    CPF: 826.155.001-04

    Pedagogia-UFMT

    Esp. em Educação Inclusiva-FQM

  • Doraci Creuza da Silva

    CPF: 013.915.631-31

    Pedagogia - Unopar.

    Esp. em Alfabetizacāo e Letramento e a Psicólogia Institucional.

    Faculdade Cidade Verde

Referências

ANDERSEN HC. O patinho feio. Melhoramentos; 2022 26 de outubro.

BALDWIN, J. M. History of Psychology: A Sketch and an Interpretation. Recuperado em 17 de dezembro de 2007 de Classics in the history of Psychology. 1913. Disponível em: http://psychclassics. yorku.ca/. Acessado em: set. 2025.

BUSSATO, Cléo. Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

CANTÃO, Kátia. Contos de fadas: Modos de ser e de usar: educação, arte, psicanálise. Panda Educação, 2025.

CHABOT, D.; CHABOT, M. Pedagogia emocional: Sentir para Aprender. São Paulo: Sá, 2005.

CUNHA, Luiz Antonio. Educação, estado e democracia no Brasil. São Paulo, Cortez/Niterói-RJ: Universidade Federal Fluminense/ Brasília-DF, LASCO do Brasil, 2010.

CURY, C. R. J. O Conselho Nacional de Educação e a Gestão Democrática. In: CZERNISZ, Eliane Cleide da Silva. “Gestão Democrática” da Escola Pública: Um Movimento de “Abertura” da Escola à Participação da Comunidade? Dissertação de Mestrado. Maringá: UEM, 2001.

DUQUE C, SOARES LG, ISCHKANIAN SH, DE LIMA AG, SANTOS BO, VELOSO JA, DOS SANTOS CA. Inclusão em perspectiva: alfabetização, currículo e acesso à educação. Educação Transversal. 2023 Feb 17.

DUQUE R.D. Inteligência artificial e inclusão: redefinindo o ensino na nova era digital. Amplamente; 2024, 15 de novembro.

FALCONE, E. M. O. et al. Inventário De Empatia (IE): Desenvolvimento e Validação de uma Medida Brasileira. Revista Avaliação Psicológica, 7, 2008.

LÜCK, H.; CARNEIRO, D. G. Desenvolvimento Afetivo na Escola. Petrópolis: Vozes, 1983.

PECOTCHE, C. Introdução ao conhecimento Logosófico. São Paulo: Logosófica, 1996.

SILVA GB, DA SILVA JJ, PONTES JT, DE FREITAS JH, FREIRE RL. Além das Cores e Formas: A Arte como Catalisadora da Educação Emocional. RCMOS-Revista Científica Multidisciplinar O Saber. 2024, 24 de setembro;1(1).

SILVA LD, SERGIO MZ, BICUDO MS. A influência do educador para o desenvolvimento infantil sócio/afetivo no ambiente escolar. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. 31 de maio de 2023;9(5):2603-15.

SILVA, Doraci Creuza da; FREITAS, Lidiane Melo dos Santos; BARLETA, Andréia de Araújo Januário; FLOREANO, Simone Paula de Arruda; NAZARIO, Lucia Helena Moura. A importância da ludicidade na educação infantil: contribuições para o ensino e aprendizagem: The importance of playfulness in early childhood education: contributions to teaching and learning. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.917. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/917. Acesso em: set. 2025.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. Trad. José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Publicado

07.10.2025

Como Citar

BARLETA, Andréia de Araújo Januário; FLOREANO, Simone Paula de Arruda; SILVA, Doraci Creuza da. Educação Emocional na Primeira Infância: Estratégias para o Desenvolvimento da Empatia: Emotional Education in Early Childhood: Strategies for the Development of Empathy. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1477. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1477. Acesso em: 10 out. 2025.