Inovação Pedagógica e Eficácia no Ensino de Matemática: Uma Análise da Pesquisa-Ação na Integração do Computador no Ensino Fundamental
Pedagogical Innovation and Effectiveness in Mathematics Teaching: An Analysis of Action Research on Computer Integration in Elementary Education
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1530Palavras-chave:
Escola, Computador, Aula, Matemática, AprendizagemResumo
Esta tese de Doutorado aborda a Prática Docente para o uso do computador no processo ensino-aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental.1 A pesquisa buscou analisar a discrepância entre o potencial das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e a frequência real de sua utilização nas aulas de Matemática do Ano, na Escola Estadual Cecília de Godoy Camargo Jornalista, em Campinas/SP.1 A metodologia empregada foi de enfoque misto (Quali-Quantitativo), de nível exploratório descritivo, operacionalizada através da modalidade de Pesquisa-Ação.1 A fase diagnóstica, que envolveu 4 professores de Matemática, 2 coordenadores pedagógicos e 28 alunos do Ano, revelou que, apesar de 100% dos professores e alunos reconhecerem o valor da ferramenta e a existência do Laboratório de Informática, 45% dos professores reportaram a não utilização do recurso e 96% dos alunos confirmaram não ter contato com o computador nas aulas de Matemática.1 As principais barreiras identificadas foram o despreparo docente para a utilização pedagógica (50%) e as falhas técnico-operacionais relacionadas à insuficiência ou inadequação de equipamentos e suporte.1 O achado central da tese, resultante da fase de intervenção (formação continuada seguida de aulas práticas), demonstrou que a utilização dos computadores dinamiza o processo de ensino, promovendo uma aprendizagem mais rápida e sólida do conteúdo.1 Conclui-se que o computador é uma viabilidade possível para a qualidade do ensino de Matemática, desde que haja formação docente sistematizada e um ambiente operacional funcional
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