Inovação Pedagógica e Eficácia no Ensino de Matemática: Uma Análise da Pesquisa-Ação na Integração do Computador no Ensino Fundamental

Pedagogical Innovation and Effectiveness in Mathematics Teaching: An Analysis of Action Research on Computer Integration in Elementary Education

Autores

  • Marcos Antonio da Conceição Silva Universidad Columbia Del Paraguay Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1530

Palavras-chave:

Escola, Computador, Aula, Matemática, Aprendizagem

Resumo

Esta tese de Doutorado aborda a Prática Docente para o uso do computador no processo ensino-aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental.1 A pesquisa buscou analisar a discrepância entre o potencial das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e a frequência real de sua utilização nas aulas de Matemática do  Ano, na Escola Estadual Cecília de Godoy Camargo Jornalista, em Campinas/SP.1 A metodologia empregada foi de enfoque misto (Quali-Quantitativo), de nível exploratório descritivo, operacionalizada através da modalidade de Pesquisa-Ação.1 A fase diagnóstica, que envolveu 4 professores de Matemática, 2 coordenadores pedagógicos e 28 alunos do  Ano, revelou que, apesar de 100% dos professores e alunos reconhecerem o valor da ferramenta e a existência do Laboratório de Informática, 45% dos professores reportaram a não utilização do recurso e 96% dos alunos confirmaram não ter contato com o computador nas aulas de Matemática.1 As principais barreiras identificadas foram o despreparo docente para a utilização pedagógica (50%) e as falhas técnico-operacionais relacionadas à insuficiência ou inadequação de equipamentos e suporte.1 O achado central da tese, resultante da fase de intervenção (formação continuada seguida de aulas práticas), demonstrou que a utilização dos computadores dinamiza o processo de ensino, promovendo uma aprendizagem mais rápida e sólida do conteúdo.1 Conclui-se que o computador é uma viabilidade possível para a qualidade do ensino de Matemática, desde que haja formação docente sistematizada e um ambiente operacional funcional

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Biografia do Autor

  • Marcos Antonio da Conceição Silva, Universidad Columbia Del Paraguay

    Doctorado en Educación

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Publicado

16.10.2025

Como Citar

SILVA, Marcos Antonio da Conceição. Inovação Pedagógica e Eficácia no Ensino de Matemática: Uma Análise da Pesquisa-Ação na Integração do Computador no Ensino Fundamental: Pedagogical Innovation and Effectiveness in Mathematics Teaching: An Analysis of Action Research on Computer Integration in Elementary Education. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1530. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1530. Acesso em: 19 out. 2025.