Educação inclusiva: a ludicidade e o letramento com crianças autistas
Inclusive education: of play and literacy with autistic children
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1558Palavras-chave:
Autismo, Letramento, Ludicidade, Educação Inclusiva.Resumo
A etapa da Educação Infantil é crucial para o desenvolvimento psíquico, motor e cognitivo das crianças, e desempenha um papel fundamental na formação das bases para a alfabetização e a aprendizagem ao longo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo geral deste trabalho é analisar a importância da observação e das práticas pedagógicas inclusivas nos primeiros anos letivos, especialmente em relação ao desenvolvimento cognitivo e ao processo de produção de palavras. A justificativa para esta investigação reside na necessidade de um entendimento mais aprofundado das estratégias educacionais que atendem às necessidades de crianças com autismo, considerando a complexidade e a diversidade dos sintomas, como dificuldades na afetividade, linguagem e socialização. A metodologia adotada para este estudo incluiu uma revisão bibliográfica sobre práticas de educação inclusiva e métodos de ensino lúdico aplicados a crianças autistas. Foram analisados artigos acadêmicos, estudos de caso e relatórios pedagógicos que abordam o impacto da ludicidade e do letramento na educação inclusiva. Os resultados indicam que a implementação de abordagens lúdicas e personalizadas na educação infantil não só favorecem a inclusão de crianças autistas, mas também promovem um ambiente de aprendizagem mais eficaz e adaptado às suas necessidades individuais. A observação atenta e a adaptação das estratégias pedagógicas são essenciais para apoiar o desenvolvimento cognitivo e a produção de palavras, garantindo que todas as crianças, independentemente de suas condições, possam alcançar seu potencial máximo.
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