A jornada para o reconhecimento feminino nas artes marciais
The journey towards female recognition in martial arts
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1598Palavras-chave:
artes marciais; gênero; MMA; feminilidade; governança esportiva; mídia; políticas de equidade.Resumo
Este artigo busca analisar o caminho percorrido até a consolidação da participação de mulheres nas artes marciais, com foco no MMA e no Muay Thai, por meio de uma revisão de literatura acadêmica e documentos institucionais. É analisada a relação entre eventos históricos, dinâmicas culturais e políticas de equidade, com destaque em como a presença feminina nesses esportes desafia normas de gênero e transforma o imaginário competitivo. Argumenta-se que o reconhecimento do esporte feminino depende da correlação entre três eixos estruturantes: (i) referências simbólicas e competitivas que geram efeito demonstrativo; (ii) redes de formação e infraestrutura técnica que sustentam a permanência; e (iii) estratégias midiáticas que ampliam visibilidade e reposicionam narrativas. Com isso, são apresentadas recomendações práticas direcionadas à governança esportiva, mídia especializada e programas de formação para lideranças femininas.
Downloads
Referências
HANNON, A.; PHIPPS, C. Pink gloves still give black eyes: Exploring ‘alternative’ femininity in women’s combat sports. Martial Arts Studies, v. 3, p. 24–37, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.18573/mas.30 DOI: https://doi.org/10.18573/j.2017.10093
CLARINGBOULD, I. E. C.; KNOPPERS, A. E. Doing and undoing gender in sport governance. Sex Roles, v. 58, n. 1–2, p. 81–92, 2008. DOI: https://doi.org/10.1007/s11199-007-9351-9
FINK, J. S. Female athletes, women’s sport, and the sport media commercial complex: Have we really “come a long way, baby”? Sport Management Review, v. 18, n. 3, p. 331–342, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.smr.2014.05.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.smr.2014.05.001
GREEN, M. Integrating macro- and meso-level approaches: A comparative analysis of elite sport development in Australia, Canada and the United Kingdom. European Sport Management Quarterly, v. 5, n. 2, p. 143–165, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1080/16184740500188805 DOI: https://doi.org/10.1080/16184740500188805
HENRY, I.; ROBINSON, L. Gender equality and leadership in Olympic bodies. Lausanne: International Olympic Committee, 2010.
LEBEL, K.; DANYLCHUK, K. How Tweet it is: A gendered analysis of professional tennis players’ self-presentation on Twitter. International Journal of Sport Communication, v. 5, n. 4, p. 461–480, 2012. DOI: https://doi.org/10.1123/ijsc.5.4.461
RASMUSSEN, K.; DUFUR, M. J.; COPE, M. R.; PIERCE, H. Gender marginalization in sports participation through advertising: The case of Nike. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 18, n. 15, p. 759, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph18157759 DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph18157759
SCHEADLER, T.; WAGSTAFF, A. Exposure to women’s sports: Changing attitudes toward female athletes. The Sport Journal, v. 19, n. 1, p. 1–17, 2018.
SISJORD, M. K.; KRISTIANSEN, E. Elite women wrestlers’ muscles: Physical strength and a social burden. International Review for the Sociology of Sport, v. 44, n. 2–3, p. 231–246, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1012690209335278 DOI: https://doi.org/10.1177/1012690209335278
TRUYENS, J.; DE BOSSCHER, V.; HEYNDELS, B.; WESTERBEEK, H. A resource-based perspective on countries’ competitive advantage in elite athletics. International Journal of Sport Policy and Politics, v. 6, n. 3, p. 459–489, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/19406940.2013.839954
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Larissa de Freitas Coutinho Oliveira (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.





