A formação profissional de mulheres através do curso cuidadora de idosos ofertado a partir do projeto saber cuidar - formação cidadã para autonomia e geração de renda para mulheres no IFSP - campus Araraquara nos anos de 2017 a 2019

Autores

  • Juliana Lopes Ruiz Universidad Interamericana. Professora do IFSP – Câmpus Araraquara. Autor
  • Paulo Roberto Barbosa Pereira Universidad Interamericana Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/ed.al.v3i1.594

Palavras-chave:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo-IFSP, ojeto Cuidadora de Idosos, Formação profissional de mulheres

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo a formação profissional de mulheres, especificamente, o Projeto Saber Cuidar - formação cidadã para autonomia e geração de renda para mulheres, conhecido informalmente como Projeto Cuidadora de Idosos ou Curso Cuidadora de Idosos. O objetivo é descrever as percepções de 30 mulheres egressas dos cursos de formação profissional de Cuidadora de Idosos ofertados nos anos de 2017, 2018 e 2019 no IFSP - Campus Araraquara. A metodologia adotada foi a abordagem qualiquantitativa, aplicando o estudo descritivo através das entrevistas. Os dados apurados revelam que as mulheres egressas do IFSP – Câmpus Araraquara concordam que Curso Cuidadora de Idosos foi e é importante para a inserção das concluintes no mundo do trabalho e para melhorar sua condição social. Além disso, elas acreditam ser de extrema relevância que o IFSP – Câmpus Araraquara tenha o seu próprio programa de formação profissional de mulheres.

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Publicado

22.01.2023

Como Citar

RUIZ, Juliana Lopes; PEREIRA, Paulo Roberto Barbosa. A formação profissional de mulheres através do curso cuidadora de idosos ofertado a partir do projeto saber cuidar - formação cidadã para autonomia e geração de renda para mulheres no IFSP - campus Araraquara nos anos de 2017 a 2019. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, p. 1–12, 2023. DOI: 10.51473/ed.al.v3i1.594. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/410. Acesso em: 5 set. 2025.