A formação profissional de mulheres através do curso cuidadora de idosos ofertado a partir do projeto saber cuidar - formação cidadã para autonomia e geração de renda para mulheres no IFSP - campus Araraquara nos anos de 2017 a 2019
DOI:
https://doi.org/10.51473/ed.al.v3i1.594Palavras-chave:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo-IFSP, ojeto Cuidadora de Idosos, Formação profissional de mulheresResumo
O presente artigo tem como objeto de estudo a formação profissional de mulheres, especificamente, o Projeto Saber Cuidar - formação cidadã para autonomia e geração de renda para mulheres, conhecido informalmente como Projeto Cuidadora de Idosos ou Curso Cuidadora de Idosos. O objetivo é descrever as percepções de 30 mulheres egressas dos cursos de formação profissional de Cuidadora de Idosos ofertados nos anos de 2017, 2018 e 2019 no IFSP - Campus Araraquara. A metodologia adotada foi a abordagem qualiquantitativa, aplicando o estudo descritivo através das entrevistas. Os dados apurados revelam que as mulheres egressas do IFSP – Câmpus Araraquara concordam que Curso Cuidadora de Idosos foi e é importante para a inserção das concluintes no mundo do trabalho e para melhorar sua condição social. Além disso, elas acreditam ser de extrema relevância que o IFSP – Câmpus Araraquara tenha o seu próprio programa de formação profissional de mulheres.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Juliana Lopes Ruiz, Paulo Roberto Barbosa Pereira (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.