Educação em sexualidade em escolas de ensino médio: percepção de professores

Autores

  • Giovanna Souza Picolo Autor
  • Célia Regina Rossi Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.434

Palavras-chave:

Educação em eexualidade. Ensino médio. Professores. Formação continuada.

Resumo

O estudo realizou uma pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica buscando apontar as principais questões levantadas pelos professores de Ensino Médio no que tange à Educação em Sexualidade nas escolas. Foi realizado um levantamento de artigos publicados no período de 2013 a 2022, em português no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foram usados os descritores “Educação Sexual”, “Ensino Médio” e “professores” e a análise está calçada na proposta de Bardin. Os trabalhos escolhidos apresentam em seu resumo referências à temática de Educação em Sexualidade nas escolas de Ensino Médio.  Os resultados apontaram para o despreparo e insegurança dos professores para lidar com as manifestações e dúvidas dos alunos na temática de sexualidade, bem como a Educação em Sexualidade ser exercida somente nos conteúdos de reprodução humana, métodos contraceptivos, prevenção à gravidez e infecções sexualmente transmissíveis. Destaca-se, a necessidade de investimentos em formação continuada para que essa temática seja exercida dentro e fora do ambiente escolar, como um dos meios para a restituição da Educação em todas as suas configurações e conhecimentos.

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Arquivos adicionais

Publicado

24.01.2024

Como Citar

PICOLO, Giovanna Souza; ROSSI, Célia Regina. Educação em sexualidade em escolas de ensino médio: percepção de professores. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2024.434. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/434. Acesso em: 5 set. 2025.