Integração da tecnologia na aprendizagem colaborativa: Estratégias e impactos no ensino moderno

Autores

  • Valéria Costa Souza Autor
  • Hermócrates Gomes Melo Júnior Autor
  • Erimar Pereira da Rocha Autor
  • Vitória Régia Feitosa Gonçalves Costa Autor
  • Rodi Narciso Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2024.471

Palavras-chave:

Aprendizagem Colaborativa. Tecnologias Educacionais. Metodologias Ativas. Recursos Tecnológicos. Competências Educacionais.

Resumo

O estudo em questão explorou a aplicação da Aprendizagem Colaborativa integrada com tecnologias digitais no contexto educacional contemporâneo. O objetivo principal foi analisar como essa combinação aprimora o processo de aprendizagem desenvolvendo habilidades essenciais para o século XXI nos estudantes. A metodologia adotada consistiu em uma revisão de literatura sobre a Aprendizagem Colaborativa e a utilização de tecnologias educacionais. A base de dados consultada foi a Scielo Brasil. Foram examinados modelos teóricos e estudos de caso que ilustram a implementação prática dessa abordagem em ambientes educacionais. Os resultados indicaram que a Aprendizagem Colaborativa, apoiada por recursos tecnológicos, não apenas facilita a interação e cooperação entre os estudantes, mas também potencializa a aquisição de conhecimentos e competências. Isso se deve ao fato de que as tecnologias digitais fornecem plataformas diversificadas para comunicação, troca de ideias, e acesso a uma vasta gama de recursos educacionais. É de suma importância incorporar a tecnologia no processo educacional, ressaltando que essa integração é fundamental para preparar os estudantes para os desafios do futuro, promovendo uma educação mais dinâmica, interativa e alinhada às demandas do mundo contemporâneo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Valéria Costa Souza

      Lattes: https://lattes.cnpq.br/4952347614247080; E-mail: milagreinfinito@hotmail.com 

  • Hermócrates Gomes Melo Júnior

      ORCID: https://orcid.org/0009-0003-5758-414X; E-mail: hgjunior@ufba.br 

  • Erimar Pereira da Rocha

      Lattes: http://lattes.cnpq.br/6697118935645189; E-mail: erimardarocha@gmail.com 

  • Vitória Régia Feitosa Gonçalves Costa

      Lattes: http://lattes.cnpq.br/1521263190147466; E-mail: vfeitosa.br@gmail.com 

  • Rodi Narciso

      ORCID: https://orcid.org/0009-0003-7303-2150; E-mail: rodynarciso1974@gmail.com 

Referências

ARRELIAS, J da S; BERNARDO, AMG; OLIVEIRA, CM. Reflexões sobre aprendizagem colaborativa e uso de TIC na educação profissional e tecnológica. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 11, n. 10, p. e26111032327-e26111032327, 2022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i10.32327

BARBOSA, LL. da S.; PELLI, D.; ALVES, ES.; MENDONÇA, T. Aprendizagem Colaborativa online na formação e Prática Docente: VIVÊNCIAS DA PROGRAMAÇÃO E DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA APRENDER MATEMÁTICA Usando o Scratch. Ensino da Matemática em Debate, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 41–66, 2022. DOI: 10.23925/2358-4122.2022v9i156088. DOI: https://doi.org/10.23925/2358-4122.2022v9i156088

BARBOSA, M dos S; SOUZA PIO, JL. Jogos móveis como ferramenta na aprendizagem colaborativa: Uma revisão sistemática da literatura. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 8, p. 54735-54749, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-041

BATES, T. Teaching in a Digital Age: Guidelines for Designing Teaching and Learning. Vancouver: Tony Bates Associates, 2015.

CARNEIRO, L de A et al. Um estudo sobre ferramentas de aprendizagem colaborativa. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 9, p. 203-213, 2020.

CARNEIRO, L de A; GARCIA, LG; BARBOSA, GV. Uma revisão sobre aprendizagem colaborativa mediada por tecnologias. Desafios-Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, v. 7, n. 2, p. 52-62, 2020. DOI: https://doi.org/10.20873/uftv7-7255

FERREIRA, VSA. Mediação e tecnologia para a aprendizagem colaborativa no ensino remoto Mediation and technology for collaborative learning in remote education. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 6, p. 55722-55729, 2021. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-127

FRANÇA, JB dos S; DIAS, AF da Silva; BORGES, Marcos Roberto da Silva. Avanços da Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional na Educação 4.0. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. DOI: https://doi.org/10.5753/sbc.5627.6.1

GARRISON, DR.; KANUKA, H. Blended learning: Uncovering its transformative potential in higher education. The internet and higher education, v. 7, n. 2, p. 95-105, 2004. DOI: https://doi.org/10.1016/j.iheduc.2004.02.001

GIL, AC. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2021.

GIL, AC. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2019.

JOHNSON, DW.; JOHNSON, RT. Learning together and alone: Cooperative, competitive, and individualistic learning. 5. ed. Boston: Allyn and Bacon, 1999.

NETO, AJM; FERNANDES, MA; AMIEL, T. Chatbot e Análise Conversacional para Recomendação da Aprendizagem Colaborativa na EaD. Anais do XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 2020. p. 1142-1151. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1142

SANTANNA, Denise Gomes; ALMEIDA, Verônica Eloi; JATOBÁ, Alessandro. A formação Continuada de Professores no modelo HÍBRIDO: UM Incentivo À Aprendizagem Colaborativa. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, v. 5, n. 1, p. 40-52, 2020. DOI: https://doi.org/10.17648/2596-058X-recite-v5n1-4

SEVERINO, AJ. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2013.

SIEMENS, G. Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age. elearnspace, 2004.

SLAVIN, RE. Cooperative learning: Theory, research, and practice. 2.ed. Boston: Allyn and Bacon, 1995.

VALENTE, JA. Blended Learning e o Ensino por Investigação no Contexto das Metodologias Ativas de Aprendizagem. Educar em Revista, Edição Especial, 2021.

VIEIRA, AA. Aprendizagem colaborativa com o uso das TIC na orientação inclusiva: um estudo de caso. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

VYGOTSKY, L. Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Cambridge: Harvard University Press, 1978.

Arquivos adicionais

Publicado

22.03.2024

Como Citar

SOUZA, Valéria Costa; JÚNIOR, Hermócrates Gomes Melo; DA ROCHA, Erimar Pereira; COSTA, Vitória Régia Feitosa Gonçalves; NARCISO, Rodi. Integração da tecnologia na aprendizagem colaborativa: Estratégias e impactos no ensino moderno. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2024.471. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/471. Acesso em: 5 set. 2025.