Empatia: A Chave para Combater o Bullying entre Crianças e Adolescentes

Empathy: The Key to Combating Bullying Among Children and Adolescents

Autores

  • Maria Nascimento CUNHA Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2024.794

Palavras-chave:

Empatia; Bullying; Relações de Pares; Revisão Sistemática;

Resumo

O aumento da ocorrência de situações de bullying nas escolas tem sido motivo de preocupação para a sociedade em geral. O bullying é definido como sendo um comportamento agressivo, sistemático, e prolongado no tempo e num desequilíbrio de poder, que afeta com grande intensidade sobretudo crianças e jovens, prejudicando o seu desenvolvimento saudável, repercutindo efeitos a curto e a longo prazo. A promoção da empatia tem sido apontada na literatura como elemento de inibição ou redução deste tipo de comportamentos violentos, uma vez que quanto mais a capacidade empática for desenvolvida, mais chances há de reconhecer atitudes inadequadas que provocam o sofrimento e mudanças de comportamento. O presente estudo buscou através de uma revisão sistemática da literatura, baseando-se na pesquisa de estudos empíricos na base de dados B-On, entre o ano de 2006 e 2021, compreender se de facto existe uma relação entre as variáveis e de que forma promover a empatia ajuda a combater o bullying. Conclui-se que a empatia possui um papel fundamental para a prevenção do bullying em crianças e adolescentes devido à mesma contribuir para a inibição de comportamentos agressivos e para o aumento de comportamentos morais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Nascimento CUNHA


    Maria Nascimento CUNHA
    ISMT- Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra, Portugal
    CIAC - Center for Research in Arts and Communication, University of Algarve, Faro, Portugal

Referências

Collins, K., Gratton, C., Heneage, C. & Dagnan, D. (2017). Employed Carers’ Empathy Towards People with Intellectual Disabilities: The Development of a New Measure and Some Initial Theory. Journal of Applied Research in Intellectual Disabilities, 30, pp. 133–146 DOI: https://doi.org/10.1111/jar.12226

Garaigordobil, M. & Martínez-Valderrey, V. (2015). Effects of Cyberprogram 2.0 on “face-to face” bullying, cyberbullying, and empathy. Psicothema, 27(1), pp. 45-51 DOI: https://doi.org/10.7334/psicothema2014.78

Jolliffe, D. & Farrington, D. P. (2006). Examining the Relationship Between Low Empathy and Bullying. Aggressive Behavior, 32, pp. 540-550 DOI: https://doi.org/10.1002/ab.20154

Kokkinos, C. M. & Kipritsi, E. (2017) Bullying, moral disengagement and empathy: exploring the links among early adolescents. Educational Psychology, 38(4), pp.535-552 DOI: https://doi.org/10.1080/01443410.2017.1363376

Lee, J., Lee, Y. & Kim, M. H. (2018). Effects of Empathy-based Learning in Elementary Social Studies. Asia-Pacific Edu Res, 27(6), pp. 509–521 DOI: https://doi.org/10.1007/s40299-018-0413-2

Machackova, H. & Pfetsch, J. (2016). Bystanders’ responses to offline bullying and cyberbullying: The role of empathy and normative beliefs about aggression. Scandinavian Journal of Psychology, 57, pp. 169–176 DOI: https://doi.org/10.1111/sjop.12277

Pfetsch, J. S. (2017). Empathic Skills and Cyberbullying: Relationship of Different Measures of Empathy to Cyberbullying in Comparison to Offline Bullying Among Young Adults. The Journal of Genetic Psychology, 178(1), pp. 58-72 DOI: https://doi.org/10.1080/00221325.2016.1256155

Ryzin, M. J. V. & Roseth C. J. (2019). Effects of cooperative learning on peer relations, empathy, and bullying in middle school. Aggressive Behavior. 45, pp. 643–651 DOI: https://doi.org/10.1002/ab.21858

Şahin, M. (2012). An investigation into the efficiency of empathy training program on preventing bullying in primary schools. Children and Youth Services Review, 34, pp. 1325– 1330 DOI: https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2012.03.013

Santos, C. M. C., Pimenta, C. A. M. & Nobre, M. R. C. (2007). A estratégia PICO para a construção da pergunta de pesquisa e busca de evidências. Revista Latino-americana Enfermagem, 15(3) DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692007000300023

Schultze-Krumbholz, A., Ittel, A. & Scheithauer, H. (2020). The association between in-class cultural diversity with empathy and bullying in adolescence: A multilevel mediation analysis. International Journal of Psychology,55(5), pp. 769–778 DOI: https://doi.org/10.1002/ijop.12700

Stavrinides, P., Georgiou, S. & Theofanous, V. (2010) Bullying and empathy: a short‐term longitudinal investigation. Educational Psychology, 30 (7), pp. 793-802 DOI: https://doi.org/10.1080/01443410.2010.506004

Williford, A., Boulton, A. J., Forrest-Bank, S. S., Bender, K. A., Dieterich, W. A. & Jenson, J.

M. (2016). The Effect of Bullying and Victimization on Cognitive Empathy Development During the Transition to Middle School. Child Youth Care Forum, 45, pp. 525–541 DOI: https://doi.org/10.1007/s10566-015-9343-9

You, S., Lee, J., Lee, Y. & Kim, E. K. (2020). The effects of middle school art class with an Empathy-based learning model. Current Psychology, 39, pp. 1819–1829 DOI: https://doi.org/10.1007/s12144-018-9885-8

Arquivos adicionais

Publicado

26.12.2024

Como Citar

CUNHA, Maria Nascimento. Empatia: A Chave para Combater o Bullying entre Crianças e Adolescentes: Empathy: The Key to Combating Bullying Among Children and Adolescents. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2024. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2024.794. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/794. Acesso em: 1 nov. 2025.