Literacy and Reading Comprehension Practices: Ideological and EducationalPerspectives

Literacy and Reading Comprehension Practices: Ideological and EducationalPerspectives

Authors

  • Bárbara Aline Ferreira Assunção Author

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1069

Keywords:

Literacy. Reading comprehension. Education

Abstract

This article discusses literacy practices and their relationship with reading comprehension, from two main perspectives: the autonomous and the ideological. It is considered that literacy goes beyond the simple decoding of written symbols, being a cultural and social phenomenon. The analysis addresses both school and non-school literacies, highlighting the role of the educator in mediating meaningful reading experiences in the face of technological and social transformations. In addition, factors that influence reading comprehension and the challenges faced by basic education students are presented, especially with regard to textual interpretation. The study emphasizes the importance of pedagogical strategies that promote reading autonomy and expand students' communicative competence.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Bárbara Aline Ferreira Assunção

    Mestre em Ciências da Educação pela Uninter Christian of American/USA. Pós-graduada em Filosofia e
    Autoconhecimento: sentidos e aplicações pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -
    PUCRS, Especialista em Docência do Ensino Superior e Tutoria EAD pelo Instituto IBRA. Graduada em
    Jornalismo habilitação em marketing pela Universidade Católica Paulista (UCA). Atualmente é editorachefe da RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber e da EBPCA-Editora Brasileira de
    Publicação Científica Aluz, (São Paulo - SP), liderando projetos editoriais voltados para a disseminação do
    conhecimento científico e acadêmico. Pesquisadora científica sobre estudos mitológicos e arquetípicos.
    Atua em coordenação editorial, pesquisa científica e ensino superior. Orcid: 0000-0001-9120-7872

References

BRITO, G. R. et al. Fluência de leitura, reconhecimento de palavras e compreensão

leitora em alunos do 4° ao 9° ano do ensino fundamental: revisão sistemática. Av.

Psicol. Latinoam. Bogotá, v. 40, n. 3, 9, Dec. 2022.

HACHIMOTO, A. L. Estratégias eficientes para o desenvolvimento da

alfabetização e letramento: perspectivas contemporâneas. Epitaya, v. 1, n. 61, p. 47-

, 2024.

INEP. Divulgados resultados do Enem 2024. 2024. Disponível em:

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enem/divulgados-resultados-do-enem2024#:~:text=As%20m%C3%A9dias%20gerais%20foram%20529,e%20gerar%20uma

%20nova%20senha. Acesso: mar. 2025.

JORNAL Nacional. Mulheres brasileiras transformam comunidades onde vivem com a

educação e a leitura. Jornal Nacional. 08 mar. 2025. Disponível em:

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/03/08/mulheres-brasileirastransformam-comunidades-onde-vivem-com-a-educacao-e-a-leitura.ghtml. Acesso:

mar. 2025.

KLEIMAN, A. B. et al. O conceito de letramento na produção científica brasileira:

retorno às origens, discussões para o futuro. Trabalhos em Linguística Aplicada, v.

, n. 1, p. 240-254, 2024. DOI: https://doi.org/10.21271/zjhs.28.s5.16

MELLO, M. F. Leitura: interação entre compreensão, memória e emoção. 2022.142 f.

Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos). Universidade Federal de Uberlândia,

Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.427. DOI: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.427

MERAZZI, D. W.; ROBAINA, J. V. L.; SILVA, D. A. O letramento científico no

ambiente escolar: um olhar para as estratégias de ensino e o desenvolvimento de

habilidades. Revista Interdisciplinar Sulear. Ibirité, MG. V. 4, n. 11, out. p. 8-24,

MATOS, K. F. O.; MATOS, N. S. Letramento Científico e Tecnológico. InGeTecInovação, Gestão & Tecnologia, v. 4, n. 7, p. 104-122, 2024.

OLIVEIRA, L. C. F. et al. A importância da leitura na formação de uma aprendizagem

significativa. Revista Internacional de Estudos Científicos, v. 1, n. 2, p. 71-97, 2023. DOI: https://doi.org/10.61571/riec.v1i2.117

PISA. Dados de Aprendizagem. OCDE. 2022. Disponível em:

https://paises.qedu.org.br/dados-de-aprendizagem/ Acesso: mar. 2025.

SANTOS, D. S. A. M.; SOUZA, T. A. Os desafios das práticas pedagógicas diante da

alfabetização e letramento na educação infantil. RCMOS-Revista Científica

Multidisciplinar O Saber, v. 1, n. 1, p. 1-22, 2023.

SANTANA, S. S. Desafios e perspectivas do professor na alfabetização e letramento na

era do ensino remoto. RCMOS-Revista Científica Multidisciplinar O Saber, v. 2, n.

, p. 520-527, 2022.

SILVA, J. C.; AZEVEDO, L. C. Do método recepcional ao letramento literário: uma

nova proposta de leitura do texto literário. Interação, Curitiba, v. 21, n. 1, 2021.

SOARES, I. B. O controle da fruição literária na escola. Revista Brasileira de

Educação, v. 28, p. e280077, 2023.

SOUZA, A. A.; CANTERO, A. M. M. Letramento e inclusão: práticas efetivas para a

redução do fracasso escolar. Humanidades e Tecnologia (FINOM), v. 48, n. 1, p. 1-

, 2024.

Published

2025-06-09

How to Cite

ASSUNÇÃO, Bárbara Aline Ferreira. Literacy and Reading Comprehension Practices: Ideological and EducationalPerspectives: Literacy and Reading Comprehension Practices: Ideological and EducationalPerspectives. Multidisciplinary Scientific Journal The Knowledge, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.1069. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1069. Acesso em: 5 sep. 2025.