Práticas de Letramento e Compreensão Leitora: Perspectivas Ideológicas e Educacionais

Literacy and Reading Comprehension Practices: Ideological and EducationalPerspectives

Autores

  • Bárbara Aline Ferreira Assunção1 Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1069

Palavras-chave:

Letramento. Compreensão leitora. Educação

Resumo

Este artigo discute as práticas de letramento e sua relação com a compreensão leitora, a partir de duas perspectivas principais: a autônoma e a ideológica. Considera-se que o letramento ultrapassa a simples decodificação de símbolos escritos, sendo um fenômeno cultural e social. A análise aborda tanto os letramentos escolares quanto os não escolares, destacando o papel do educador na mediação de experiências significativas de leitura diante das transformações tecnológicas e sociais. Além disso, são apresentados fatores que influenciam a compreensão leitora e os desafios enfrentados por estudantes da educação básica, no que se refere à interpretação textual. O estudo enfatiza a importância de estratégias pedagógicas que promovam a autonomia leitora e ampliem a competência comunicativa dos alunos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bárbara Aline Ferreira Assunção1

    Mestre em Ciências da Educação pela Uninter Christian of American/USA. Pós-graduada em Filosofia e
    Autoconhecimento: sentidos e aplicações pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -
    PUCRS, Especialista em Docência do Ensino Superior e Tutoria EAD pelo Instituto IBRA. Graduada em
    Jornalismo habilitação em marketing pela Universidade Católica Paulista (UCA). Atualmente é editorachefe da RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber e da EBPCA-Editora Brasileira de
    Publicação Científica Aluz, (São Paulo - SP), liderando projetos editoriais voltados para a disseminação do
    conhecimento científico e acadêmico. Pesquisadora científica sobre estudos mitológicos e arquetípicos.
    Atua em coordenação editorial, pesquisa científica e ensino superior. Orcid: 0000-0001-9120-7872

Referências

BRITO, G. R. et al. Fluência de leitura, reconhecimento de palavras e compreensão

leitora em alunos do 4° ao 9° ano do ensino fundamental: revisão sistemática. Av.

Psicol. Latinoam. Bogotá, v. 40, n. 3, 9, Dec. 2022.

HACHIMOTO, A. L. Estratégias eficientes para o desenvolvimento da

alfabetização e letramento: perspectivas contemporâneas. Epitaya, v. 1, n. 61, p. 47-

, 2024.

INEP. Divulgados resultados do Enem 2024. 2024. Disponível em:

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enem/divulgados-resultados-do-enem2024#:~:text=As%20m%C3%A9dias%20gerais%20foram%20529,e%20gerar%20uma

%20nova%20senha. Acesso: mar. 2025.

JORNAL Nacional. Mulheres brasileiras transformam comunidades onde vivem com a

educação e a leitura. Jornal Nacional. 08 mar. 2025. Disponível em:

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2025/03/08/mulheres-brasileirastransformam-comunidades-onde-vivem-com-a-educacao-e-a-leitura.ghtml. Acesso:

mar. 2025.

KLEIMAN, A. B. et al. O conceito de letramento na produção científica brasileira:

retorno às origens, discussões para o futuro. Trabalhos em Linguística Aplicada, v.

, n. 1, p. 240-254, 2024. DOI: https://doi.org/10.21271/zjhs.28.s5.16

MELLO, M. F. Leitura: interação entre compreensão, memória e emoção. 2022.142 f.

Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos). Universidade Federal de Uberlândia,

Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.427. DOI: https://doi.org/10.14393/ufu.te.2022.427

MERAZZI, D. W.; ROBAINA, J. V. L.; SILVA, D. A. O letramento científico no

ambiente escolar: um olhar para as estratégias de ensino e o desenvolvimento de

habilidades. Revista Interdisciplinar Sulear. Ibirité, MG. V. 4, n. 11, out. p. 8-24,

MATOS, K. F. O.; MATOS, N. S. Letramento Científico e Tecnológico. InGeTecInovação, Gestão & Tecnologia, v. 4, n. 7, p. 104-122, 2024.

OLIVEIRA, L. C. F. et al. A importância da leitura na formação de uma aprendizagem

significativa. Revista Internacional de Estudos Científicos, v. 1, n. 2, p. 71-97, 2023. DOI: https://doi.org/10.61571/riec.v1i2.117

PISA. Dados de Aprendizagem. OCDE. 2022. Disponível em:

https://paises.qedu.org.br/dados-de-aprendizagem/ Acesso: mar. 2025.

SANTOS, D. S. A. M.; SOUZA, T. A. Os desafios das práticas pedagógicas diante da

alfabetização e letramento na educação infantil. RCMOS-Revista Científica

Multidisciplinar O Saber, v. 1, n. 1, p. 1-22, 2023.

SANTANA, S. S. Desafios e perspectivas do professor na alfabetização e letramento na

era do ensino remoto. RCMOS-Revista Científica Multidisciplinar O Saber, v. 2, n.

, p. 520-527, 2022.

SILVA, J. C.; AZEVEDO, L. C. Do método recepcional ao letramento literário: uma

nova proposta de leitura do texto literário. Interação, Curitiba, v. 21, n. 1, 2021.

SOARES, I. B. O controle da fruição literária na escola. Revista Brasileira de

Educação, v. 28, p. e280077, 2023.

SOUZA, A. A.; CANTERO, A. M. M. Letramento e inclusão: práticas efetivas para a

redução do fracasso escolar. Humanidades e Tecnologia (FINOM), v. 48, n. 1, p. 1-

, 2024.

Publicado

09.06.2025

Como Citar

ASSUNÇÃO, Bárbara Aline Ferreira. Práticas de Letramento e Compreensão Leitora: Perspectivas Ideológicas e Educacionais: Literacy and Reading Comprehension Practices: Ideological and EducationalPerspectives. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.1069. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1069. Acesso em: 5 set. 2025.