Práticas de Letramento e Compreensão Leitora: Perspectivas Ideológicas e Educacionais
Literacy and Reading Comprehension Practices: Ideological and EducationalPerspectives
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1069Palavras-chave:
Letramento. Compreensão leitora. EducaçãoResumo
Este artigo discute as práticas de letramento e sua relação com a compreensão leitora, a partir de duas perspectivas principais: a autônoma e a ideológica. Considera-se que o letramento ultrapassa a simples decodificação de símbolos escritos, sendo um fenômeno cultural e social. A análise aborda tanto os letramentos escolares quanto os não escolares, destacando o papel do educador na mediação de experiências significativas de leitura diante das transformações tecnológicas e sociais. Além disso, são apresentados fatores que influenciam a compreensão leitora e os desafios enfrentados por estudantes da educação básica, no que se refere à interpretação textual. O estudo enfatiza a importância de estratégias pedagógicas que promovam a autonomia leitora e ampliem a competência comunicativa dos alunos.
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