A Contribuição dos Recursos Educacionais Abertos em Repositórios Institucionais para a Promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - 4: um Estudo na Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1484Keywords:
Recursos Educacionais Abertos, Repositório Institucional, Educação de Qualidade, Ciência Aberta, Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4)Abstract
Este estudo tem como objetivo analisar a contribuição dos Recursos Educacionais Abertos (REA) disponibilizados no Repositório Institucional da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para a promoção do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4), que busca assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade. A pesquisa foi realizada na Faculdade de Computação da UFU, envolvendo docentes e discentes, e revelou que, embora exista familiaridade com os REA — especialmente com videoaulas e conteúdos multimídia —, o uso efetivo do repositório ainda é restrito. Entre os principais desafios identificados estão o desconhecimento sobre as funcionalidades da plataforma, dificuldades de navegação e a ausência de uma integração efetiva dos REA às práticas pedagógicas. Esses resultados evidenciam a necessidade de estratégias institucionais para ampliar o uso e o impacto dos REA na promoção de uma educação aberta e sustentável.
Downloads
References
COUTO, G. C. N.; MELO, D. F. M.; SILVA, F. O.; SANTOS, R. C. DUCERE - Repositório Institucional da Universidade Federal de Uberlândia: relato de experiência. In: Angélica C. D. Miranda, Adriana A. Oliveira, Claudete Fernandes de Queiroz, Luciana Danielli de Araujo. (Org.). Repositórios: visão e experiência. 1ed. Rio de Janeiro; Rio Grande: Fiocruz; FURG, 2023, v. 1, p. 127-141. Recuperado el 5 de agosto de 2025, de Repositórios_visão_e_experiência_v.1.pdf
DECLARAÇÃO DA CIDADE DO CABO. Declaração da cidade do Cabo para Educação Aberta: abrindo a promessa de Recursos Educativos Abertos. Cape Town, 2007. Recuperado el 7 de agosto de 2025, de http://www.capetowndeclaration.org
OTSUKA, J. L.; SANTOS, E. G. C. dos; GRACIOSO, L. de S.; ROSALES, G. C. M. y KAWAKAMI, C. LIVRE SABER (LiSa): um repositório de recursos educacionais abertos de cursos a distância. Revista Brasileira de Informática na Educação, 23 (1). 2015. Recuperado el 23 de agosto de 2025, de http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/rbie/article/view/2390 DOI: https://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.01.1
SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N. de L. Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas políticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012.
SAYÃO, Luis; TOUTAIN, Lídia Brandão; ROSA, Flávia Garcia y MARCONDES, Carlos Henrique. Implantação e gestão de repositórios institucionais: políticas, memória, livre acesso e preservação. EDUFBA, 2009. Recuperado el 6 de agosto de 2025, de https://repositorio.ufba.br/bitstream/ufba/473/3/implantacao_repositorio_web.pdf
UNESCO. Forum on the impact of open courseware for higher education in developing countries (final report). Paris: UNESCO, 2002. Recuperado el 3 de agosto de 2025, de http://www.wcet.info/resources/publications/unescofinalreport.pdf
UNESCO. Repensando a educação: rumo a um bem comum? Paris: UNESCO, 2016.
Recuperado el 8 de agosto de 2025, de https://files.unsdsn.org/210721%20accelerating-education-for-the-sdgs-in-unis-PT.pdf
VALENTE, M.; PAVARIN, V., y LUCIANO, M. Direito autoral e educação: compreendendo a aplicação da lei para práticas educacionais no Brasil e os debates para um tratado internacional, julho de 2019. São Paulo, InternetLab, 2019.
Recuperado el 19 de agosto de 2025, de https://internetlab.org.br/wp- content/uploads/2019/07/2019.07_ArtigoDireitoAutoralEducacao.pdf
Downloads
Published
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2025 Gizele Cristine Nunes do Couto, Ivanise Nazaré Mendes (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.