A Contribuição dos Recursos Educacionais Abertos em Repositórios Institucionais para a Promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - 4: um Estudo na Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1484Palavras-chave:
Recursos Educacionais Abertos, Repositório Institucional, Educação de Qualidade, Ciência Aberta, Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4)Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar a contribuição dos Recursos Educacionais Abertos (REA) disponibilizados no Repositório Institucional da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para a promoção do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4), que busca assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade. A pesquisa foi realizada na Faculdade de Computação da UFU, envolvendo docentes e discentes, e revelou que, embora exista familiaridade com os REA — especialmente com videoaulas e conteúdos multimídia —, o uso efetivo do repositório ainda é restrito. Entre os principais desafios identificados estão o desconhecimento sobre as funcionalidades da plataforma, dificuldades de navegação e a ausência de uma integração efetiva dos REA às práticas pedagógicas. Esses resultados evidenciam a necessidade de estratégias institucionais para ampliar o uso e o impacto dos REA na promoção de uma educação aberta e sustentável.
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