O direito à educação no brasil e a meritocracia como um dos impeditivos para sua garantia
The right to education in Brazil and meritocracy as one of the impediments to its guarantee
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1007Palavras-chave:
Direito à educação, Meritocracia, Desigualdade socialResumo
O presente artigo possui como objetivo analisar as alternativas e os desafios para a concretização do direito à educação, examinando de forma crítica os entraves impostos por um contexto social desigual, com enfoque na meritocracia. Sugerindo que a educação, enquanto direito, seja investigada como um direito formalmente reconhecido, como um direito proclamado e como um direito efetivamente vivenciado. Ao reconhecer a prevalência da ideologia meritocrática nas políticas educacionais atuais, o texto conclui que estamos vivenciando uma transição de uma pedagogia democrática, nunca plenamente concretizada, para uma pedagogia de caráter meritocrático e excludente. A meritocracia é vista, no contexto da educação como um direito efetivado, como um dos principais obstáculos enfrentados, capaz de gerar novas formas de desigualdade e provocar um significativo desgaste da democracia e da pedagogia democrática no âmbito educacional.
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