Atratividade da profissão docente na educação básica1
Attractiveness of the teaching profession in basic education
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1034Palavras-chave:
Formação Docente. Baixa Remuneração. prestígio social reduzido, condições de trabalho desafiadoras, sobrecarga de trabalho.Resumo
A atividade docente sempre teve grande importância para o desenvolvimento das sociedades. Obstante, esta atividade vem sendo desvalorizada no decorrer dos percursos de nossa história, sofrendo prejuízos sem precedentes que antes não possuía, através de processamento gradativo de depreciação e proletarização da profissão docente, impactando diretamente na atração e retenção de profissionais, os quais decidem se dedicar a outras atividades consideradas mais vantajosas. No Brasil, esse processo atinge de maneira mais incisiva os professores do ensino básico, e muitos são os fatores que contribuíram para essa perda de prestígio. O artigo pretende trazer à luz vários fatores que têm impactado nesse processo: baixa remuneração, formação inadequada, prestígio social reduzido, condições de trabalho desafiadoras, sobrecarga de trabalho, entre outros. É preciso ressignificar essa profissão, de modo a fomentar a atração de profissionais mais bem capacitados, buscando resgatar o prestígio dessa atividade essencial, e, consequentemente, o interesse em exercê-la.
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