O uso das tecnologias no processo de inclusão educacional: desafios e possibilidades

The use of technology in the educational inclusion process: challenges and possibilities

Autores

  • Alessandra Carvalho Almeida Autor
  • Ana Lucia Almeida Timoteo Autor
  • Ivone Alves de Melo Autor
  • Maria Izabel de Castro Resende Autor
  • Silvanira Braz de Oliveira Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1060

Palavras-chave:

Inclusão. Tecnologias. Educação. Possibilidades. Desafios.

Resumo

As tecnologias são hoje ferramentas que cada vez mais estão ganhando espaço dentro do ambiente educacional, podendo ser utilizadas como suporte de aprendizagem nas mais diversas disciplinas e conteúdo. A utilização das tecnologias no processo de inclusão dos alunos com deficiência é uma possibilidade que também se faz presente e será sobre isso que esse artigo, que tem por metodologia a revisão sistemática de literatura, discute, evidenciando como essas tecnologias podem auxiliar no processo de inclusão, dialogando para isso sobre os principais desafios e possibilidades que são encontrados para o desenvolvimento desta inclusão com as tecnologias no centro do processo. O objetivo geral do trabalho é o de discutir o uso das tecnologias no processo de inclusão educacional. Já com objetivos específicos, procura-se: apresentar o conceito de tecnologias, discutir sobre a inclusão educacional, explanar acerca dos principais desafios encontrados no uso das tecnologias no processo de inclusão e apresentar as principais possibilidades para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos com deficiência quando se utiliza as tecnologias no processo.

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Biografia do Autor

  • Alessandra Carvalho Almeida

    - Christian Business School- USA

  • Ana Lucia Almeida Timoteo

    - Christian Business School- USA

  • Ivone Alves de Melo

    - Christian Business School- USA

  • Maria Izabel de Castro Resende

    - Christian Business School- USA

  • Silvanira Braz de Oliveira

    - Christian Business School- USA

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

05.06.2025

Como Citar

ALMEIDA, Alessandra Carvalho; TIMOTEO, Ana Lucia Almeida; MELO, Ivone Alves de; RESENDE, Maria Izabel de Castro; OLIVEIRA, Silvanira Braz de. O uso das tecnologias no processo de inclusão educacional: desafios e possibilidades: The use of technology in the educational inclusion process: challenges and possibilities. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.1060. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1060. Acesso em: 5 set. 2025.