Prática pedagógica com tecnologias digitais: criando e compartilhando com o canva

Pedagogical practice with digital technologies: creating and sharing with canva

Autores

  • Isabela de Almeida Colares secretaria de educação do município de fortaleza Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1079

Palavras-chave:

Canva, Multimodalidade, Tecnologias Digitais.

Resumo

A incorporação de tecnologias digitais na educação tem revolucionado a forma como o conhecimento é produzido, compartilhado e assimilado. Para os professores do Ensino Fundamental II, essas ferramentas oferecem um potencial significativo para enriquecer as práticas pedagógicas e atender às demandas de uma geração digitalmente conectada. Entre as plataformas mais acessíveis e eficazes nesse contexto, o Canva destaca-se como uma solução versátil e intuitiva. Este artigo busca explorar, de maneira teórica e prática, as possibilidades de utilização do Canva na educação, considerando seus fundamentos e aplicações no ambiente pedagógico. Trata-se de uma proposta didática utilizando o aplicativo Canva, vivenciada na cidade de Fortaleza com os professores de Matemática do 6º ano do Fundamental 2, com resultados assertivos quanto ao uso do Canva no contexto da Tecnologia, obtendo, no âmbito geral, o reconhecimento da aprendizagem desses alunos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Isabela de Almeida Colares , secretaria de educação do município de fortaleza

    Graduada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Ateneu, Mestre em Tecnologias Emergentes pela Must University, Doutoranda em Ciências da Educação pela Faculdade Interamericana de Ciências Sociais-FICS, Professora da Rede Municipal de Fortaleza da Educação Básica. Orcid: https://orcid.org/0009-0000-3225-9242

Referências

AUSUBEL, David. Psicologia Educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1982.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

FRANCO, Sérgio Roberto Kieling. O construtivismo e a educação. Porto Alegre: Mediação, 1995.

GARDNER, Howard. Inteligência Reformulada: Inteligências Múltiplas para o Século 21. Nova Iorque: Basic Books, 1999.

SMOLER, Kátia Cristina Stocco. Aprendizagem Significativa: o lugar do conhecimento e da inteligência. Revista Construir Notícias, n.34, Ano 06, Recife, maio/jun, 2007.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Arquivos adicionais

Publicado

18.06.2025

Como Citar

COLARES, Isabela de Almeida. Prática pedagógica com tecnologias digitais: criando e compartilhando com o canva: Pedagogical practice with digital technologies: creating and sharing with canva. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.1079. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1079. Acesso em: 5 set. 2025.