A inclusão escolar da criança com transtorno do espectro autista na educação infantil
The school inclusion of children with autism spectrum disorder in early childhood education
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1142Palavras-chave:
Inclusão, Transtorno do Espectro Autista, Educação Infantil.Resumo
Embora estudado há quase um século, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ainda guarda muitos enigmas, para pesquisadores e especialistas que atuam na área. A crescente inserção de crianças com TEA na Educação Infantil, garantida por lei, evidenciou a importância desta pesquisa, a qual objetivou analisar a concepção dos professores, pedagogos e gestores escolares sobre o processo de inclusão escolar, na Educação Infantil, da criança com TEA, nos Centros Municipais de Educação Infantil das cidades de Divino, Orizânia e São João do Manhuaçu, Minas Gerais - MG. Especificamente, pretendeu-se: identificar a concepção dos atores escolares sobre o processo de inclusão escolar das crianças com TEA; analisar, por meio do relato dos atores escolares, os desafios que os Centros Municipais de Educação Infantil utilizam para assegurar condições de acesso, aprendizagem e socialização das crianças com TEA, junto aos demais alunos, em seu processo de inclusão escolar. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório descritivo, que adotou questionários como instrumento de pesquisa. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que os profissionais envolvidos ainda possuem pouco conhecimento sobre essa população, sentem-se inseguros na promoção da inclusão escolar e encontram diversos desafios, como desigualdade tecnológica, falta de apoio familiar, escassez de materiais didáticos e necessidade do envolvimento de toda a comunidade escolar, no processo de inclusão da criança com TEA.
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