MOVIMENTO E APRENDIZADO: O Impacto Transformado da Educação Física nas Escolas

MOVEMENT AND LEARNING: The Transformative Impact of PhysicalEducation in Schools

Autores

  • Luciana Martins Autor
  • Ivanise Nazaré Mendes Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1151

Palavras-chave:

Educação Física. Transformação. Saúde. Resultado. Prática escolar.

Resumo

Este trabalho será focado no tema Movimento e Aprendizado: o impacto transformador da Educação Física na Escola, que tem como objetivo é investigar o impacto que a Educação Física possa obter mediante as transformações que a escolarização vem obtendo na aprendizagem motora e no desenvolvimento físico, mental e social desses indivíduos. A questão central deste estudo é: como o papel da Educação Física escolar pode impactar e transformar na promoção da aprendizagem motora e no desenvolvimento integral de educandos saudáveis? A abordagem metodológica que foi utilizada é a bibliográfica, e foi baseada em livros, artigos e documentos científicos que discernem sobre a importância das práticas corporais vivenciadas na infância e adolescência. Também o intuito é compreender como as habilidades motoras adquiridas durante as aulas de Educação Física pode repercutir na qualidade de vida na a vida infantil, adolescência jovens e adulta, e seu destaque será a relevância para o bem-estar físico, mental e social. O resultado esperado é que possa ser destacado a necessidade da promoção da prática de atividades físicas desde cedo nas escolas, além de levar em consideração o desenvolvimento motor, também a saúde integral do indivíduo. Dessa forma, o estudo vem concluir que o papel da Educação Física como componente curricular tem seu valor e sua essência na formação holística e para a promoção de saúde e qualidade de vida ao longo do ciclo vital. Assim, a disciplina é destacada como um meio de desenvolver habilidades motoras, e também como uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento biopsicossocial.  

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Biografia do Autor

  • Luciana Martins

    1 graduada em Educação Física, pela Faculdade de Ed. Física em Jacarezinho -PR, pós graduação em Ed.
    Inclusiva pela FAP Pimenta Bueno e Mestrado em Ciências da Educação pela UTIC, UTIC – PY,

  • Ivanise Nazaré Mendes

    2 Doutorado em Ciências Ambientais - Universidad Central Del Paraguay (2017), Mestrado em Ciências da
    Educação - Universidad Tecnológica Intercontinental (2007), Graduação em Letras - Português pela Universidade Federal de Rondônia (2000). 

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Arquivos adicionais

Publicado

15.05.2025

Como Citar

MARTINS, Luciana; MENDES, Ivanise Nazaré. MOVIMENTO E APRENDIZADO: O Impacto Transformado da Educação Física nas Escolas: MOVEMENT AND LEARNING: The Transformative Impact of PhysicalEducation in Schools. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.1151. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1151. Acesso em: 5 set. 2025.