Do Aprendiz ao Instrutor: O Impacto da Educação Técnica na Construção de Carreiras de Alta Performance

From Apprentice to Instructor: The Impact of Technical Education on Building HighPerformance Careers

Autores

  • Yudi Hayashi Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1159

Palavras-chave:

Educação Técnica. Competição Profissional. Carreira. Juventude. SENAI. Alto Desempenho.

Resumo

Este artigo analisa, sob perspectiva técnico-biográfica, como a educação profissional pode transformar trajetórias individuais e produzir impactos coletivos na construção de carreiras de alta performance. A partir do exemplo de jovens que iniciaram sua formação em instituições como o SENAI e avançaram por etapas estadual, nacional e internacional em competições técnicas, investiga-se o papel do ensino técnico como vetor de inclusão, excelência e liderança. O texto propõe uma reflexão sobre o valor estratégico das olimpíadas do conhecimento e da cultura da mentoria na consolidação de ecossistemas de inovação e desempenho. Também discute como experiências práticas e internacionais moldam instrutores capazes de multiplicar o conhecimento, influenciar políticas públicas e inspirar novas gerações.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Yudi Hayashi

    Formado em Edificações pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

Referências

CNI – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Observatório da Indústria: Competitividade, Educação e Trabalho. Brasília, 2022.

INSTITUTO ITAÚ EDUCAÇÃO E TRABALHO. Panorama da Juventude e Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Instituto Itaú, 2021.

SENAI – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. Resultados Institucionais: Desempenho em Competições Técnicas e Formação Profissional. Brasília, 2023.

UNESCO. TVET Trends and Innovations in Technical and Vocational Education and Training. Paris: UNESCO, 2021.

WORLDSKILLS INTERNATIONAL. WorldSkills Global Report 2022. London: WSI, 2022.

Arquivos adicionais

Publicado

14.02.2025

Como Citar

HAYASHI, Yudi. Do Aprendiz ao Instrutor: O Impacto da Educação Técnica na Construção de Carreiras de Alta Performance: From Apprentice to Instructor: The Impact of Technical Education on Building HighPerformance Careers. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i1.2025.1159. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1159. Acesso em: 5 set. 2025.