Do Aprendiz ao Instrutor: O Impacto da Educação Técnica na Construção de Carreiras de Alta Performance
From Apprentice to Instructor: The Impact of Technical Education on Building HighPerformance Careers
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1159Palavras-chave:
Educação Técnica. Competição Profissional. Carreira. Juventude. SENAI. Alto Desempenho.Resumo
Este artigo analisa, sob perspectiva técnico-biográfica, como a educação profissional pode transformar trajetórias individuais e produzir impactos coletivos na construção de carreiras de alta performance. A partir do exemplo de jovens que iniciaram sua formação em instituições como o SENAI e avançaram por etapas estadual, nacional e internacional em competições técnicas, investiga-se o papel do ensino técnico como vetor de inclusão, excelência e liderança. O texto propõe uma reflexão sobre o valor estratégico das olimpíadas do conhecimento e da cultura da mentoria na consolidação de ecossistemas de inovação e desempenho. Também discute como experiências práticas e internacionais moldam instrutores capazes de multiplicar o conhecimento, influenciar políticas públicas e inspirar novas gerações.
Downloads
Referências
CNI – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Observatório da Indústria: Competitividade, Educação e Trabalho. Brasília, 2022.
INSTITUTO ITAÚ EDUCAÇÃO E TRABALHO. Panorama da Juventude e Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Instituto Itaú, 2021.
SENAI – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL. Resultados Institucionais: Desempenho em Competições Técnicas e Formação Profissional. Brasília, 2023.
UNESCO. TVET Trends and Innovations in Technical and Vocational Education and Training. Paris: UNESCO, 2021.
WORLDSKILLS INTERNATIONAL. WorldSkills Global Report 2022. London: WSI, 2022.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Yudi Hayashi (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.