Educação estatística nos anos iniciais: perspectivas de uma experiência em sala multisseriada
Statistical education in the early years: perspectives from a multi-grade classroom experience
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2025.1193Palavras-chave:
Ensino de Estatística. Letramento Estatístico. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ciclo Investigativo. Práticas Pedagógicas Contextualizadas.Resumo
Este artigo se trata de recorte sobre uma investigação do ensino de estatística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, vinculado à linha de pesquisa Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa, no Letramento Estatístico e no Ciclo Investigativo (PPDAC), com foco no bloco temático de probabilidade e estatística. O estudo foi desenvolvido com estudantes de uma turma multisseriada do 4º e 5º ano, destacando a importância de considerar os conhecimentos prévios na leitura e interpretação de gráficos e tabelas. A análise dos simulados presentes no livro didático adotado (Leonardo, 2019) evidenciou lacunas no desenvolvimento das habilidades H25 e H26, orientadas pelas diretrizes curriculares e pelo Ciclo Investigativo. Também foi realizada uma sondagem com professores da rede municipal de Ipojuca para identificar os conteúdos estatísticos abordados em sala. A partir disso, elaborou-se uma proposta de intervenção pedagógica com atividades contextualizadas, envolvendo a coleta de dados reais, a organização em tabelas e a construção de gráficos de colunas, estimulando o pensamento crítico e a discussão de temas locais. A pesquisa incluiu ainda a análise de documentos oficiais, materiais didáticos e uma revisão de literatura sobre a temática. Os resultados apontam que a abordagem investigativa e contextualizada promove maior engajamento dos alunos, tornando as aulas de matemática mais dinâmicas e significativas. O estudo reforça a relevância do letramento estatístico para a formação de cidadãos críticos na sociedade contemporânea.
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