EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: novas Regras do Decreto 12.456/2025, o que muda?

DISTANCE LEARNING: New Rules of Decree 12,456/2025, what changes?

Autores

  • Frederico da Silva Cesario Autor
  • José Ricardo Martins Machado Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1267

Palavras-chave:

Educação a Distância. Decreto 12.456/2025. Políticas Educacionais. Ensino Híbrido. Inclusão Digital.

Resumo

O presente artigo realizou uma discussão sobre as principais e mais relevantes mudanças implementadas pelo Decreto nº 12.456/2025, que reformula as diretrizes da Educação a Distância (EaD) no Brasil. A proposta analisou os impactos positivos e negativos dessas novas regulamentações sobre estudantes, instituições de ensino, docentes e o próprio processo pedagógico. Entre os benefícios, destacou-se a valorização da qualidade, a ampliação da inclusão digital e a regulamentação mais rígida de polos e carga horária. Por outro lado, os malefícios envolvem possíveis restrições ao acesso, aumento da burocracia e desafios operacionais para instituições de menor porte. O trabalho visou contribuir com o debate sobre a democratização e eficácia da EaD no país, considerando o cenário pós-pandêmico e os novos paradigmas educacionais.

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Biografia do Autor

  • Frederico da Silva Cesario

    Doutorando do Centro Integrado de Pesquisa Integralize C.I.P.I. 

  • José Ricardo Martins Machado

    Orientador do Doutorado do Centro Integrado de Pesquisa Integralize C.I.P.I. 

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

15.08.2025

Como Citar

CESARIO , Frederico da Silva; MACHADO , José Ricardo Martins. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: novas Regras do Decreto 12.456/2025, o que muda? DISTANCE LEARNING: New Rules of Decree 12,456/2025, what changes?. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1267. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1267. Acesso em: 5 set. 2025.