A literatura para os alunos de ensino médio: a contribuição da leitura infanto juvenil para o desenvolvimento cognitivo e emocional de crianças e adolescentes

Literature for high school students: the contribution of children's and adolescents' reading to the cognitive and emotional development of children and adolescents

Autores

  • Ana Carolina Grella Pechutti Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1279

Palavras-chave:

Leitura. Literatura. Infanto Juvenil. Ensino Médio. Desenvolvimento Cognitivo. Crianças. Adolescentes. Empatia.

Resumo

O presente artigo busca compreender a importância da leitura na adolescência e seus impactos no desenvolvimento cognitivo e emocional dos estudantes do Ensino Médio. A proposta é analisar como a leitura infantojuvenil pode contribuir significativamente para o crescimento pessoal dos adolescentes. O trabalho investiga o hábito de leitura entre os estudantes brasileiros, o nível de interpretação textual e os benefícios da leitura com base em autores e dados educacionais. Utilizando pesquisa bibliográfica como metodologia, conclui-se que a leitura é uma ferramenta poderosa de transformação individual e social, devendo ser incentivada com sensibilidade e criatividade.

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Arquivos adicionais

Publicado

19.08.2025

Como Citar

PECHUTTI, Ana Carolina Grella. A literatura para os alunos de ensino médio: a contribuição da leitura infanto juvenil para o desenvolvimento cognitivo e emocional de crianças e adolescentes: Literature for high school students: the contribution of children’s and adolescents’ reading to the cognitive and emotional development of children and adolescents. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1279. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1279. Acesso em: 5 set. 2025.