A literatura para os alunos de ensino médio: a contribuição da leitura infanto juvenil para o desenvolvimento cognitivo e emocional de crianças e adolescentes
Literature for high school students: the contribution of children's and adolescents' reading to the cognitive and emotional development of children and adolescents
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1279Palavras-chave:
Leitura. Literatura. Infanto Juvenil. Ensino Médio. Desenvolvimento Cognitivo. Crianças. Adolescentes. Empatia.Resumo
O presente artigo busca compreender a importância da leitura na adolescência e seus impactos no desenvolvimento cognitivo e emocional dos estudantes do Ensino Médio. A proposta é analisar como a leitura infantojuvenil pode contribuir significativamente para o crescimento pessoal dos adolescentes. O trabalho investiga o hábito de leitura entre os estudantes brasileiros, o nível de interpretação textual e os benefícios da leitura com base em autores e dados educacionais. Utilizando pesquisa bibliográfica como metodologia, conclui-se que a leitura é uma ferramenta poderosa de transformação individual e social, devendo ser incentivada com sensibilidade e criatividade.
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Referências
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