A pandemia e seus efeitos no ensino superior

The pandemic and its effects on higher education

Autores

  • Frederico da Silva Cesário Autor
  • José Ricardo Martins Machado Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1285

Palavras-chave:

Ensino superior. Pandemia. Desafios.

Resumo

Este trabalho visa apresentar a pandemia e os efeitos causados no ensino superior. A situação vivenciada pelo país tornou-se impossível dar continuidade ao ensino presencial, tendo as instituições de ensino, tanto da educação básica como do ensino superior, buscar outras formas de ensino, optando pelo ensino remoto de modo virtual. Através de pesquisas realizadas, foi possível verificar que apesar da educação e a sociedade terem passado por diversas alterações, a educação formal e as interações viabilizadas pelo espaço acadêmico são fundamentais para a fundamentação dos conhecimentos que irão nortear as atividades profissionais desse aluno em seu futuro, sem que haja distinção de nenhuma natureza, como raça, gênero, orientação sexual, classe social ou religião. Finaliza-se discutindo a importância da formação continuada desses profissionais, almejando a renovação e o preenchimentos das brechas deixada pela formação de pós-graduação. Havendo uma importância não só do conhecimento produzido pela experiência, e sim o aprofundamento teórico para produção de melhores métodos para docência.

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Biografia do Autor

  • Frederico da Silva Cesário

    Doutorando do Centro Integrado de Pesquisa Integralize C.I.P.I.

  • José Ricardo Martins Machado

    Orientador do Doutorado do Centro Integrado de Pesquisa Integralize C.I.P.I.

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Arquivos adicionais

Publicado

21.08.2025

Como Citar

CESÁRIO, Frederico da Silva; MACHADO, José Ricardo Martins. A pandemia e seus efeitos no ensino superior: The pandemic and its effects on higher education. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1285. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1285. Acesso em: 5 set. 2025.