O papel do terceiro setor na promoção da cidadania e no enfrentamento das desigualdades sociais no contexto brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1346Palavras-chave:
Terceiro Setor. Promoção. Cidadania. DesigualdadeResumo
Este trabalho tem como objetivo compreender o papel do Terceiro Setor na promoção da cidadania e no enfrentamento da desigualdade social no contexto brasileiro. Para tanto foram abordados os termos Terceiro Setor na promoção da cidadania e desigualdade social segundo a perspectiva dos autores relacionados. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho foi a revisão bibliográfica, a partir de pesquisas em livros, artigos científicos dissertações, teses e sites especializados. A partir da pesquisa utilizada, ficou evidenciado que o Terceiro Setor engloba um conjunto de instituições privadas sem fins lucrativos, que se dedicam ao bem-estar social, ficou assentado que o Setor exerce um papel fundamental na promoção da cidadania e na diminuição da desigualdade social desde o período colonial; além disso, ficou consignado que as organizações da sociedade civil atuam de forma complementar as ações do Estado. O Terceiro Setor não apenas promove a cidadania, mas também incentiva a participação cidadã, cultivando a solidariedade e lutando pela justiça social. Vislumbrou-se que o Terceiro Setor enfrenta diversos desafios na busca pela promoção da cidadania e no combate à desigualdade social no Brasil. Para superá-los, é fundamental não apenas a atuação dessas organizações, mas principalmente que o Estado e a sociedade mudem sua relação com o setor, reconhecendo-o como um participante legítimo na construção de uma sociedade mais justa.
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