O papel do terceiro setor na promoção da cidadania e no enfrentamento das desigualdades sociais no contexto brasileiro

Autores

  • Cleanderson do Nascimento Lucas Facultad Interamericana de Ciências Sociales (FICS) Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1346

Palavras-chave:

Terceiro Setor. Promoção. Cidadania. Desigualdade

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender o papel do Terceiro Setor na promoção da cidadania e no enfrentamento da desigualdade social no contexto brasileiro. Para tanto foram abordados os termos Terceiro Setor na promoção da cidadania e desigualdade social segundo a perspectiva dos autores relacionados. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho foi a revisão bibliográfica, a partir de pesquisas em livros, artigos científicos dissertações, teses e sites especializados. A partir da pesquisa utilizada, ficou evidenciado que o Terceiro Setor engloba um conjunto de instituições privadas sem fins lucrativos, que se dedicam ao bem-estar social, ficou assentado que o Setor exerce um papel fundamental na promoção da cidadania e na diminuição da desigualdade social desde o período colonial; além disso, ficou consignado que as organizações da sociedade civil atuam de forma complementar as ações do Estado. O Terceiro Setor não apenas promove a cidadania, mas também incentiva a participação cidadã, cultivando a solidariedade e lutando pela justiça social. Vislumbrou-se que o Terceiro Setor enfrenta diversos desafios na busca pela promoção da cidadania e no combate à desigualdade social no Brasil. Para superá-los, é fundamental não apenas a atuação dessas organizações, mas principalmente que o Estado e a sociedade mudem sua relação com o setor, reconhecendo-o como um participante legítimo na construção de uma sociedade mais justa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cleanderson do Nascimento Lucas, Facultad Interamericana de Ciências Sociales (FICS)

    Facultad Interamericana de Ciências Sociales (FICS)

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br.>. Acesso em: 22 de julho de 2025.

_______. Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014. Institui o Regime Jurídico das Parcerias entre a Administração Pública e as Organizações da Sociedade Civil. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 20 de julho de 2025.

_______. Lei nº 9.790, de 23 de março de 1999. Dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público.

CUNHA, A. A. DIAS, R. Terceiro Setor: gestão de organizações sem fins lucrativos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 3º ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

FERNANDES, RC. Privado, porém público: o Terceiro Setor na América Latina. 2ª ed. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.

GOHN, MG. Educação não formal e cultura política: impactos sobre o associativismo do Terceiro Setor. São Paulo: Cortez, 2011.

______. M. G. Movimentos sociais e redes de mobilizações civis no Brasil contemporâneo. Petrópolis: Vozes, 2011.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5º. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

IRMÃO, J. A. A Perseverança III e Sorocaba. Sorocaba: FUA, 1994.

IPEA. As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil- 2006. Brasília, 2006.

_____. As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil – 2019. Brasília: IPEA, 2020.

IVAMOTO, H. S. Santa Casa de Misericórdia de Santos: sinopse histórica.

LAKATOS, E.M.M,M.A. Fundamentos Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MENDES, L. C. A. Estado e Terceiro Setor: uma análise de duas iniciativas de aproximação. In: Encontro Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração (Enanpad). Foz do Iguaçu. 1999.

MENDES, M. O Estado e o Terceiro Setor: a reforma das relações entre o público e o privado. Brasília: IPEA, 1999.

OLIVEIRA, S. B. Ação Social e Terceiro Setor no Brasil. PUC-SP. 2005.

SALAMON, L. M. O setor sem fins lucrativos no Brasil: uma análise preliminar. Johns Hopkins University / Fundação Getúlio Vargas, 1999.

_________. L. M. S, W. S. L, R. Global Civil Society: Dimensions of the Nonprofit Sector. Baltimore: Johns Hopkins Center for Civil Society Studies, 1999.

SANTOS, B. S. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Pau-lo: Cortez, 2002.

SAWAIA, BB. As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. 10.ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

SILVA, E. V. Introdução ao Terceiro Setor. Pernambuco. 1ª ed. Instituto Internacional Despertando Vocações. 2024.

SILVA, M. M. S. O papel das ONGs na implementação de políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2001.

SILVA, E.L. M, E.M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: Laboratório de Ensino à Distância da UFSC. 2021.

TENÓRIO, F. G. Gestão social: uma perspectiva conceitual. Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro, v. 39, n. 5, p. 1043-1064, set./out. 2005.

________. F. T. Gestão social: uma perspectiva conceitual. Revista de Administração Pública. V. 32, n. 5, p. 7-23, 1998.

________. F. G. Organizações do terceiro setor e a promoção do desenvolvimento local. Revista de Administração Pública, v. 36, n. 1, p. 87-99, 2002.

TRIVINOS, A. W. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

05.09.2025

Como Citar

LUCAS, Cleanderson do Nascimento. O papel do terceiro setor na promoção da cidadania e no enfrentamento das desigualdades sociais no contexto brasileiro. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1346. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1346. Acesso em: 5 set. 2025.