A educação infantil no Brasil: histórico e finalidade

Early childhood education in Brazil: historical and specific

Autores

  • Ana Raphaella Azevedo dos Santos Autor
  • Genilson Abreu Teixeira Autor
  • Helena Coelho de Sousa Autor
  • Mirian Costa dos Reis Autor
  • Mirtes Castro Araujo Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1354

Palavras-chave:

Educação Infantil. Desenvolvimento. Políticas Públicas. História da Educação. Legislação.

Resumo

Este artigo analisa a trajetória histórica da Educação Infantil no Brasil, destacando os marcos legais, políticos e pedagógicos que a consolidaram como etapa essencial da educação básica. Com abordagem qualitativa e base documental, a pesquisa mostra a transição de um modelo assistencialista para o reconhecimento da Educação Infantil como direito da criança e dever do Estado. As Diretrizes Curriculares de 2009 reforçam seu papel pedagógico e formativo. Apesar dos avanços, persistem desafios como o acesso desigual, a infraestrutura precária e a valorização profissional. Fortalecer essa etapa é fundamental para a promoção da cidadania, equidade e desenvolvimento humano desde a primeira infância.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Educação Infantil: subsídios para construção de uma proposta curricular. Brasília: MEC, [s.d.].

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, p. 27833, 23 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação – PNE: 2014–2024: Lei nº 13.005/2014. Brasília: MEC, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à educação. Brasília: MEC, [s.d.].

OLIVEIRA, Z. de M. R. de. A prática pedagógica na Educação Infantil. [S.l.]: [s.n.], [s.d.].

Arquivos adicionais

Publicado

08.09.2025

Como Citar

SANTOS, Ana Raphaella Azevedo dos; TEIXEIRA, Genilson Abreu; SOUSA, Helena Coelho de; REIS, Mirian Costa dos; ARAUJO , Mirtes Castro. A educação infantil no Brasil: histórico e finalidade: Early childhood education in Brazil: historical and specific. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1354. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1354. Acesso em: 11 set. 2025.