O uso das tecnologias digitais no ensino superior: desafios e possibilidades para a prática docente

The use of digital technologies in higher education: challenges and possibilities for teaching practice

Autores

  • Marinez Lisboa Leao Cabral Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1357

Palavras-chave:

Docência; Ensino superior; Tecnologias Digitais

Resumo

Este artigo analisa o uso das tecnologias digitais no ensino superior, discutindo os principais desafios e possibilidades para a prática docente. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão qualitativa da literatura, abrangendo trabalhos publicados entre 2014 e 2024 em bases de dados científicas nacionais e internacionais. Foram selecionados livros, artigos e dissertações que abordam a relação entre ensino universitário, inovação pedagógica e integração de tecnologias digitais. Os resultados mostram que o uso de recursos digitais, quando combinado com metodologias ativas, potencializa a autonomia do aluno, promove a aprendizagem colaborativa e amplia as possibilidades de interação. Práticas como salas de aula invertidas, aprendizagem baseada em projetos e ensino combinado destacam-se como estratégias promissoras para uma educação significativa e crítica dos alunos. No entanto, a revisão também revelou obstáculos importantes, tais como lacunas na formação de professores, limitações de infra-estruturas tecnológicas, desigualdades no acesso

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 8. ed. Campinas: Autores Associados, 2019.

BLIKSTEIN, Paulo. Tecnologias e currículo: inovação e aprendizagem na era digital. São Paulo: Cortez, 2020.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 9. ed. Campinas: Papirus, 2021.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 4. ed. São Paulo: Editora 34, 2019.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MORAN, José Manuel. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 25-42.

SELWYN, Neil. Education and technology: key issues and debates. 3. ed. Londres: Bloomsbury Academic, 2022. DOI: https://doi.org/10.5040/9781350145573

Arquivos adicionais

Publicado

08.09.2025

Como Citar

CABRAL, Marinez Lisboa Leao. O uso das tecnologias digitais no ensino superior: desafios e possibilidades para a prática docente: The use of digital technologies in higher education: challenges and possibilities for teaching practice. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1357. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1357. Acesso em: 10 set. 2025.