O uso das tecnologias digitais no ensino superior: desafios e possibilidades para a prática docente
The use of digital technologies in higher education: challenges and possibilities for teaching practice
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1357Palavras-chave:
Docência; Ensino superior; Tecnologias DigitaisResumo
Este artigo analisa o uso das tecnologias digitais no ensino superior, discutindo os principais desafios e possibilidades para a prática docente. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão qualitativa da literatura, abrangendo trabalhos publicados entre 2014 e 2024 em bases de dados científicas nacionais e internacionais. Foram selecionados livros, artigos e dissertações que abordam a relação entre ensino universitário, inovação pedagógica e integração de tecnologias digitais. Os resultados mostram que o uso de recursos digitais, quando combinado com metodologias ativas, potencializa a autonomia do aluno, promove a aprendizagem colaborativa e amplia as possibilidades de interação. Práticas como salas de aula invertidas, aprendizagem baseada em projetos e ensino combinado destacam-se como estratégias promissoras para uma educação significativa e crítica dos alunos. No entanto, a revisão também revelou obstáculos importantes, tais como lacunas na formação de professores, limitações de infra-estruturas tecnológicas, desigualdades no acesso
Downloads
Referências
BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 8. ed. Campinas: Autores Associados, 2019.
BLIKSTEIN, Paulo. Tecnologias e currículo: inovação e aprendizagem na era digital. São Paulo: Cortez, 2020.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 9. ed. Campinas: Papirus, 2021.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 4. ed. São Paulo: Editora 34, 2019.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.
MORAN, José Manuel. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 25-42.
SELWYN, Neil. Education and technology: key issues and debates. 3. ed. Londres: Bloomsbury Academic, 2022.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Marinez Lisboa Leao Cabral (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.