A importância da tomada de decisões para inovação e mudança nos ambientes organizacionais: business intelligence e planejamento de recursos na empresa (erp) como fatores estratégicos
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i1.2021.660Palabras clave:
Business Intelligence, Organizações, Planejamento, Decisões.Resumen
Este artigo apresenta um estudo sobre as diferentes teorias que definem o Business Intelligence, a importância da tomada de decisões para as organizações e o planejamento de recursos como fator estratégico para o desenvolvimento de novas ações voltadas à gestão de mudanças. Foi realizada a revisão da literatura de forma qualitativa, com o objetivo de identificar os principais conceitos sobre os temas da disciplina em curso e sua aplicabilidade ao trabalho proposto. O estudo proporcionou uma análise conceitual dos conteúdos sobre métodos qualitativos e quantitativos para a tomada de decisões, permitindo identificar as ferramentas utilizadas e sua aplicabilidade prática em projetos que envolvam inovação por meio da inserção de novas tecnologias. A pesquisa realizada de forma exploratória proporcionou resultados importantes, como a síntese de ações já realizadas por diferentes profissionais, que servem de referência para novos trabalhos, com destaque para os desafios que podem ser enfrentados e para a contribuição do Business Intelligence para o desenvolvimento das organizações.
Descargas
Referencias
AKABANE, G. K. (2012). Gestão estratégica da tecnologia da informação: conceitos, metodologias, planejamento e avaliações. [e-book], São Paulo, SP: Atlas.
ANTONELLI, R. A. (2009). Conhecendo o Business Intelligence (BI). Uma ferramenta auxilia a tomar decisões. [online], Revista TECAP. Número 3. Ano 3. Volume 3.
BEZERRA, A. A.; SIEBRA, S. A. (2016). Implantação e uso de Business Intelligence: Um relato de experiência no Grupo Provider. [online], UFPE, Brazil. Revista Gestão.org, vol. 13, edição especial, p. 233 – 243.
BOTELHO, F.R.; FILHO, E.R. (2014). Conceituando o termo Business Intelligence: Origens e principais objetivos. Sistemas, Cibernética e Informática. [online], UFPR. v.11, n. 1.
CARVALHO, H. G., REIS, D. R.; CAVALCANTE, M. B. (2011). Gestão da Inovação. [online], Curitiba, PR: Aymará. Série UTFnova.
CECI, F. Business intelligence: Livro Digital. [e-book], Palhoça, SC: UnisulVirtual. 2012.
COSTA, C. L. O., FRANCISCO, L. A. S., ANDRADE, D., SILVA, L. A.; SOUZA, C. L. (2016). A implantação de sistemas ERP nas organizações: um estudo dos impactos na gestão de pessoas. [online], na Associação Educacional Dom Bosco. XIII SEGeT Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. AEDB.
FILHO, T. L. (Entre 2010 e 2020). O Business Intelligence como apoio à formulação de estratégia. [online], UNINOVE.
Limas, C. E. A., Scandelari, L., Escorsim, S.; Mugnaine, J. (2009). Sistemas Integrados de Gestão – ERP – Implantação em pequenas empresas em Ponta Grossa – PR. [online], Revista ADMpg Gestão Estratégica, Ponta Grossa, v. 2, n. 2, p.67-75.
SOUZA, C.A. Sistemas integrados de gestão empresarial: estudos de caso de implementação de sistemas ERP. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Universidade de São Paulo. São Paulo, SP: USP. 2000.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2021 Jerry Antonio Raitz Maier, Hugo Silva Ferreira (Autor/in)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Este trabalho está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Isso significa que você tem a liberdade de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer propósito, inclusive comercial.
O uso deste material está condicionado à atribuição apropriada ao(s) autor(es) original(is), fornecendo um link para a licença, e indicando se foram feitas alterações. A licença não exige permissão do autor ou da editora, desde que seguidas estas condições.
A logomarca da licença Creative Commons é exibida de maneira permanente no rodapé da revista.
Os direitos autorais do manuscrito podem ser retidos pelos autores sem restrições e solicitados a qualquer momento, mesmo após a publicação na revista.


