Possibilidades de letramento crítico-transformador na educação do campo: um estudo na EMEIF de Carapina no município de Cametá-PA
Possibilities of critical-transformer literacy in rural education: a study at the EMEIF of Carapina in the municipality of Cameta-PA
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1360Palavras-chave:
Letramento Crítico-Transformador. Práticas Pedagógicas. Desigualdades Educacionais.Resumo
Este artigo investiga a implementação da perspectiva crítico-transformadora de letramento na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) de Carapina, localizada em um contexto rural e socialmente vulnerável. A partir da análise das práticas pedagógicas e dos discursos dos profissionais da escola, observa-se que, embora haja iniciativas alinhadas com os princípios da pedagogia crítica de Paulo Freire, a efetivação do letramento crítico enfrenta desafios estruturais, como a carência de recursos didáticos e a precariedade da infraestrutura. Além disso, identifica-se uma lacuna entre a concepção teórica e a prática pedagógica, dificultando a construção coletiva de um projeto educativo que dialogue com a diversidade cultural e social dos alunos. O estudo ressalta a importância da articulação institucional e do investimento em políticas públicas para fortalecer uma educação que promova a autonomia, a reflexão crítica e a cidadania ativa. Conclui-se que o letramento, entendido como prática social e política, pode contribuir para a transformação das realidades locais, desde que superadas as limitações materiais e organizacionais identificadas.
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