Possibilidades de letramento crítico-transformador na educação do campo: um estudo na EMEIF de Carapina no município de Cametá-PA

Possibilities of critical-transformer literacy in rural education: a study at the EMEIF of Carapina in the municipality of Cameta-PA

Autores

  • Jovanilda de Jesus Teles Alves Autor
  • Fábio Coelho Pinto Autor

DOI:

https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1360

Palavras-chave:

Letramento Crítico-Transformador. Práticas Pedagógicas. Desigualdades Educacionais.

Resumo

Este artigo investiga a implementação da perspectiva crítico-transformadora de letramento na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (EMEIF) de Carapina, localizada em um contexto rural e socialmente vulnerável. A partir da análise das práticas pedagógicas e dos discursos dos profissionais da escola, observa-se que, embora haja iniciativas alinhadas com os princípios da pedagogia crítica de Paulo Freire, a efetivação do letramento crítico enfrenta desafios estruturais, como a carência de recursos didáticos e a precariedade da infraestrutura. Além disso, identifica-se uma lacuna entre a concepção teórica e a prática pedagógica, dificultando a construção coletiva de um projeto educativo que dialogue com a diversidade cultural e social dos alunos. O estudo ressalta a importância da articulação institucional e do investimento em políticas públicas para fortalecer uma educação que promova a autonomia, a reflexão crítica e a cidadania ativa. Conclui-se que o letramento, entendido como prática social e política, pode contribuir para a transformação das realidades locais, desde que superadas as limitações materiais e organizacionais identificadas.

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Biografia do Autor

  • Jovanilda de Jesus Teles Alves

    Mestranda em Ciências da Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação da Faculdade Interamericana de Ciências Sociais – FICS; Especialista em Organização Pedagógica da Escola pela Uninter; Graduada em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará – UFPA; Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER. Professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Cametá-PA (SEMED-Cametá-PA).      

  • Fábio Coelho Pinto

    [1]

     

    [1] Doutor em Ciências da Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação da Faculdade Interamericana de Ciências Sociais - FICS; Mestre em Educação e Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura pela Universidade Federal do Pará – UFPA; Mestre em Ciências da Educação – FICS; Especialista em Gestão e Planejamento da Educação – UFPA; Especialista em Gestão Financeira e de Projetos Sociais – Faculdade de Patrocinio -FAP; Graduado em pedagogia – UFPA; Graduado em Letras Habilitação em Língua Inglesa – UFPA; Graduado em Sociologia – UNIASSELVI; Acadêmico de Direito pela Faculdade Estratego. Professor efetivo vinculado à Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA); Professor efetivo vinculado à Secretaria Municipal de Educação do Município de Cametá (SEMED-Cametá-Pa). Orcid: <https://orcid.org/0000-0002-7169-2716>. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5684033221420587

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Publicado

08.09.2025

Como Citar

ALVES, Jovanilda de Jesus Teles; PINTO, Fábio Coelho. Possibilidades de letramento crítico-transformador na educação do campo: um estudo na EMEIF de Carapina no município de Cametá-PA: Possibilities of critical-transformer literacy in rural education: a study at the EMEIF of Carapina in the municipality of Cameta-PA. RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber, Brasil, v. 1, n. 2, 2025. DOI: 10.51473/rcmos.v1i2.2025.1360. Disponível em: https://submissoesrevistarcmos.com.br/rcmos/article/view/1360. Acesso em: 10 set. 2025.