NOVO ENSINO MÉDIO: avanços e retrocessos visualizados
NEW HIGH SCHOOL: observed advances and setbacks
DOI:
https://doi.org/10.51473/rcmos.v1i2.2025.1363Palavras-chave:
Novo Ensino Médio; Reforma educacional; Políticas públicas; Avanços e retrocessos; Perspectivas futuras.Resumo
O presente artigo tem como objetivo geral discutir sobre as perspectivas trazidas pelo Novo Ensino Médio em seus avanços e retrocessos. Essa temática se mostra relevante devido à necessidade de compreender os impactos dessa reforma educacional sobre a formação dos estudantes, considerando suas implicações pedagógicas, curriculares e sociais. A escolha do tema justifica-se pela importância de analisar como essa política pública está sendo implementada, quais desafios emergem nesse processo e de que maneira ela pode contribuir ou limitar a qualidade da educação no país. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica, reunindo contribuições teóricas de autores que investigam a política educacional brasileira, com foco na reestruturação do ensino médio. Como objetivos específicos, busca-se explicar os principais pontos da reforma do ensino médio; apresentar os contextos e tensões da implementação do Novo Ensino Médio; e dialogar sobre os principais avanços e perspectivas futuras proporcionadas por essa política educacional. A metodologia utilizada possibilita uma análise crítica, contrapondo avanços e retrocessos apontados por diferentes estudiosos, permitindo compreender de forma abrangente as mudanças propostas e seu alinhamento com as demandas contemporâneas da sociedade. Dessa forma, o estudo pretende contribuir para o debate acadêmico e social sobre a adequação e efetividade do Novo Ensino Médio, bem como fornecer subsídios para reflexões ampliadas, que possam embasar melhorias e ajustes na política pública desenvolvida, visando garantir uma educação mais inclusiva, contextualizada e de qualidade para todos os estudantes brasileiros.
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